Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24757
Título: | Projeto de um dinamômetro veicular de rolo para realização de testes em protótipos de eficiência energética |
Título(s) alternativo(s): | Design of a vehicle roller dynamometer for testing of energy efficiency prototypes |
Autor(es): | Scalizze, Alex Fernando |
Orientador(es): | Trentin, Robson Gonçalves |
Palavras-chave: | Projetos de engenharia Sistemas de energia elétrica Dinâmica dos fluidos Freios Mechanical engineering Electric power systems Fluid dynamics Brakes |
Data do documento: | 22-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SCALIZZE, Alex Fernando. Projeto de um dinamômetro veicular de rolo para realização de testes em protótipos de eficiência energética. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019. |
Resumo: | Este trabalho consiste no desenvolvimento de um dinamômetro de rolo para execução de testes em protótipos de eficiência energética da equipe Pato a Jato. O equipamento permite simular diferentes condições de rodagem para o veículo através de um sistema de carga conhecido como freio magnético, constituído por um disco condutor e um eletroímã que interagem entre si, produzindo um torque de frenagem no eixo do dispositivo, através das chamadas correntes induzidas de Foucalt no interior do disco, criadas pelo campo magnético do eletroímã. Além do sistema de carga, o dinamômetro possui dois instrumentos de medição que permitem mensurar os parâmetros de velocidade angular e torque no eixo do equipamento, que pode ser convertido através de cálculos em valores de torque e potência na roda do protótipo. No memorial de cálculos, os componentes foram dimensionados de modo que o conjunto do dispositivo seja ideal para a utilização nos protótipos da equipe, com alguns requisitos de projeto extra, como a fácil transportabilidade do equipamento. Os principais componentes dimensionados ao longo do trabalho foram o rolo de tração, o disco de alumínio, os núcleos, bobinas e suporte do eletroímã, a estrutura e o eixo do dinamômetro. |
Abstract: | This work consists of the development of a roller dynamometer for execution of tests in prototypes of energy efficiency of the team Pato a Jato. The equipment simulates different driving conditions for the vehicle through a charging system known as a magnetic brake, consisting of a conductor disk and an electromagnet that interact with each other, producing a braking torque on the axis of the device, through socalled induced currents of Foucalt inside the disc, created by the magnetic field of the electromagnet. Besides the load system, the dynamometer has two measuring instruments that allow to measure the parameters of angular velocity and torque in the shaft of the equipment, that can be converted through calculations in values of torque and power in the wheel of the prototype. In the calculation memo, the components have been sized so that the device assembly is ideal for use in team prototypes, with some extra design requirements such as easy transportability of the equipment. The main components dimensioned throughout the work were the traction roller, the aluminum disc, the cores, coils and support of the electromagnet, the structure and the dynamometer shaft. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24757 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_DAMEC_2019_1_01.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.