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dc.creatorLongaretti, Ramunielly Bonatti-
dc.date.accessioned2021-04-13T18:37:42Z-
dc.date.available2021-04-13T18:37:42Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationLONGARETTI, Ramunielly Bonatti. O difícil de dizer em texto de instrução ao sósia sobre o trabalho docente: uma análise de fenômenos linguísticos prosódicos. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24755-
dc.description.abstractThis research aims to study some prosodic linguistic phenomena in oral texts produced by the teacher, seeking to understand his difficulty in speaking, in expressing himself about his work in a research situation. Following a dialogical perspective of language, this study is supported by theoretical and methodological contributions from the Clinic of Activity (CLOT, 2005, 2007, 2010, 2017), the Conversation Analysis (MARCUSCHI, 1989, 2003, 2006, 2007), (KERBRAT-ORECCHIONI, 1990, 2006), (PRETI et URBANO, , 1990), (URBANO, 2005), Sociodiscursive Interactionism (MACHADO, 2007; BRONCKART, 2008). The methodological procedures for the production of the analyzed texts occurred by applying the instruction to the double (CLOT, 2010) method with two teachers of Portuguese and English from public schools in the state of Paraná, which resulted in two texts transcribed (PAGNONCELLI, 2018). Based on the analysis of these texts, this study seeks to identify linguistic marks that show oral language phenomena in the participants' texts, as well as to interpret their occurrences. Specifically, this research aims to identify, quantify and interpret the occurrence of prosodic linguistic markers in the two instruction to the double texts, relating to the difficult to say (CLOT, 2010). As a result, we noticed that there are eight recurring phenomena, namely syllabation, consonant prolongation, change of intonation, truncation, repetition of words / terms, emphatic intonation, pauses, vowel prolongation. From the interpretation of these phenomena, we realize their multiple functions, since they help, in addition to the organization of speech, in the maintenance of the shift and in the construction of meaning in the expression to instruct about work activities. We also note that, by understanding the different linguistic or prosodic markers, it becomes possible to analyze the difficult to say (CLOT, 2010) related to certain activities and work instruments, which reveals an obstacle to expressing the activity itself, which may be related to the difficulties faced in their own activity. Thus, this study demonstrates the complexity of the teaching activity and the obstacles faced, which are expressed in the instructions to the double by the re / occurrence of the linguistic phenomena presented above. It elucidates the importance of understanding these conversational resources in the instruction of the teaching activity itself, in order to contribute to the academic debate regarding the stimulation of the power of action of each worker.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectWritten communicationpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.titleO difícil de dizer em texto de instrução ao sósia sobre o trabalho docente: uma análise de fenômenos linguísticos prosódicospt_BR
dc.title.alternativeThe difficult to say in an instruction to the double text about teaching work: an analysis of prosodic linguistic phenomenapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva estudar alguns fenômenos linguísticos prosódicos em textos orais produzidos pelo próprio professor, buscando compreender a sua dificuldade em falar, em se expressar sobre o seu trabalho em situação de pesquisa. Seguindo uma perspectiva dialógica da linguagem, este estudo apoia-se em aportes teórico-metodológicos da Clínica da Atividade (CLOT, 2005, 2007, 2010, 2017), da Análise da Conversação (MARCUSCHI, 1989, 2003, 2006, 2007), (KERBRAT-ORECCHIONI, 1990, 2006), (PRETI, et URBANO, , 1990), ( URBANO, 2005), e do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2007; BRONCKART, 2008). Os procedimentos metodológicos para a produção dos textos analisados ocorreram pela aplicação do método de instrução ao sósia (CLOT, 2010) com duas professoras de português e inglês da rede pública de ensino do estado do Paraná, o que resultou em dois textos transcritos (PAGNONCELLI, 2018). A partir da análise desses textos, este estudo busca identificar marcas linguísticas que evidenciam fenômenos da linguagem oral nos textos das participantes, bem como interpretar suas ocorrências. Especificamente, esta pesquisa objetiva identificar, quantificar e interpretar a ocorrência de marcadores linguísticos prosódicos nos dois textos de instrução ao sósia, relacionando com o difícil de dizer (CLOT, 2010). Como resultados, percebemos que são oito fenômenos recorrentes, sendo eles silabação, prolongamento de consoante, mudança de entonação, truncamento, repetição de palavras/termos, entoação enfática, pausas, prolongamento de vogal. A partir da interpretação desses fenômenos, percebemos suas múltiplas funções, já que auxiliam, além da organização da fala, na manutenção do turno e na construção de sentido na expressão para instruir sobre as atividades de trabalho. Notamos, ainda, que, por meio da compreensão dos diferentes marcadores linguísticos ou prosódicos, torna-se possível analisar o difícil de dizer (CLOT, 2010) relacionado a determinadas atividades e instrumentos de trabalho, o que revela um obstáculo de expressão da própria atividade, o que pode estar relacionado às dificuldades enfrentadas em sua própria prática. Assim, este estudo demonstra a complexidade da atividade docente e os obstáculos enfrentados, que são expressos nas instruções ao sósia pela re/ocorrência dos fenômenos linguísticos acima apresentados. Elucida a importância de compreender esses recursos conversacionais na instrução da própria atividade docente, a fim de contribuir com o debate acadêmico a respeito do estímulo do poder de agir de cada trabalhador.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0861-7307pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380055821838272pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Siderlene Muniz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3661-0663pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396411843386149pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Anselmo Pereira de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1427-2165pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130455629353729pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Siderlene Muniz-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3661-0663pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396411843386149pt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Rozania Maria Alves de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3104-8272pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0313003338626493pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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