Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24747
Título: | Indícios de alfabetização cientifica a partir de uma unidade didática com atividades experimentais de higienização |
Título(s) alternativo(s): | Evidence of scientific literacy from a teaching unit with experimental hygiene activities |
Autor(es): | Cardozo, Jennifer Germiniani |
Orientador(es): | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Infecções respiratórias Higiene Detergentes Pandemias Chemistry - Study and teaching Respiratory infections Hygiene Detergents Pandemics |
Data do documento: | 3-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | CARDOZO, Jennifer Germiniani. Indícios de alfabetização científica a partir de uma unidade didática com atividades experimentais de higienização. 2020. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
Resumo: | O contexto pandêmico provocado pelo novo Corona vírus (SARSCoV2) evidenciou a necessidade de práticas higiênicas que favorecem a prevenção do contágio de infecções respiratórias. Neste sentido, intensificou-se a preocupação com os procedimentos inadequados de higienização comumente praticados na sociedade. Diante desta preocupação, esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma unidade didática com atividades experimentais de higienização para a aprendizagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os procedimentos de higienização de superfícies bióticas e abióticas como inibidores da transmissão de microrganismos e vírus patogênicos. Participaram da pesquisa quatro estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um colégio privado da cidade de Arapongas, PR. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou-se das respostas textuais e ilustrativas dos participantes como fontes de dados. Realizou-se o tratamento e organização dos dados primários coletados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados evidenciaram respostas com indicadores de alfabetização científica e demonstraram que uma unidade didática proporcionou aos estudantes a construção de concepções sobre a importância da higienização das superfícies bióticas e abióticas como inibidora da transmissão de patógenos. |
Abstract: | The Pandemic Context caused by the new Corona virus (SARSCoV2) showed the necessity of hygienic practices that aids on the prevention of respiratory infections. That said, the concern about inadequate hygiene procedures commonly praticed in society has intensified. With that concern in mind, this research aims to analyze the effects of the application of a didatic unit with experimental activities of sanitation for the learning of early years students of elementary school about the sanitation procedures of biotic and abiotic surfaces as transmission inhibitors of microorganisms and pathogenic viruses. Participated on this research four early years students of a private elementary school of Arapongas, PR. The research had a qualitative approach and makes use of the textual and illustrative answers of the participants as data collection instrument. The hadling and organization of the primary collected data was carried out through the content analysis proposed by Bardin (2011). The results pointed answers with scientific literacy indicators and demonstrated that a didatic unit provided to the students a construction of concepts about the importance of sanitizing the biotic and abiotic surfaces as an inhibidor of pathogen transmission. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24747 |
Aparece nas coleções: | LD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alfabetizacaocientificahigienizacao.pdf | 9,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.