Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gallo, Ananda Santana | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T22:58:44Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T22:58:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
dc.identifier.citation | GALLO, Ananda Santana. Programa de residência pedagógica: autonarrativa de regências de aulas em química e subsídios formativos docentes. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24743 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Narration (Rhetoric) | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.title | Programa de residência pedagógica: autonarrativa de regências de aulas em química e subsídios formativos docentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical residency program: self-narrative of chemistry class regents and teaching training grants | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa de Residência Pedagógica visa formar o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática da profissão docente, com imersão na escola, utilizando de coleta e análise de dados, diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem. Objetivou-se nesta pesquisa produzir uma autonarrativa de regências de aulas desenvolvidas por uma Licencianda em Química durante um Programa de Residência Pedagógica para identificar subsídios formativos para a profissão docente. Na metodologia qualitativa, caracterizada como estudo de campo, exploratória e descritiva, priorizou-se o tipo de pesquisa documental e narrativa. Para isso, foram utilizados documentos pessoais escritos durante o PRP pela autora deste Trabalho de Conclusão de Curso, tais como: diários de aulas, planejamentos de ensino e relatórios. As narrativas apresentadas neste trabalho referem-se às 112,56 horas relógio de regências de aulas concluídas pela autora da pesquisa, no período de 18 (dezoito) meses durante o referido Programa. As regências possibilitaram o contato com várias abordagens teóricas e metodológicas de ensino e de aprendizagem, auxiliando na escolha de um jogo didático para ser utilizado durante a Intervenção Pedagógica. Essa dinâmica contribuiu com a formação docente da autora do trabalho, pois permitiu vivenciar e observar na prática docente o como utilizar diferentes jogos didáticos. No final, os resultados obtidos proporcionaram fazer análises e reflexões de modo qualitativo a respeito dos subsídios formativos adquiridos para a prática docente. Assim, todas as regências efetivadas culminaram em aprendizagens das formas de elaborar e executar planejamentos de ensino, organizar a sala de aula, colaborar e trabalhar em grupo, bem como em reflexões acerca de cada aula lecionada, ajudando a pensar em melhorias da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Alcioni Galdino | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Figueiredo, Márcia Camilo | - |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Alcioni Galdino | - |
dc.contributor.referee2 | Figueiredo, Márcia Camilo | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Aguinaldo Robinson de | - |
dc.contributor.referee4 | Silva, Andressa Algayer da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
autonarrativaregenciasaulasquimica.pdf | 509,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.