Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24743
Título: | Programa de residência pedagógica: autonarrativa de regências de aulas em química e subsídios formativos docentes |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical residency program: self-narrative of chemistry class regents and teaching training grants |
Autor(es): | Gallo, Ananda Santana |
Orientador(es): | Vieira, Alcioni Galdino |
Palavras-chave: | Professores - Formação Narrativa (Retórica) Química - Estudo e ensino Jogos educativos Teachers, Training of Narration (Rhetoric) Chemistry - Study and teaching Educational games |
Data do documento: | 11-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | GALLO, Ananda Santana. Programa de residência pedagógica: autonarrativa de regências de aulas em química e subsídios formativos docentes. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
Resumo: | O Programa de Residência Pedagógica visa formar o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática da profissão docente, com imersão na escola, utilizando de coleta e análise de dados, diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem. Objetivou-se nesta pesquisa produzir uma autonarrativa de regências de aulas desenvolvidas por uma Licencianda em Química durante um Programa de Residência Pedagógica para identificar subsídios formativos para a profissão docente. Na metodologia qualitativa, caracterizada como estudo de campo, exploratória e descritiva, priorizou-se o tipo de pesquisa documental e narrativa. Para isso, foram utilizados documentos pessoais escritos durante o PRP pela autora deste Trabalho de Conclusão de Curso, tais como: diários de aulas, planejamentos de ensino e relatórios. As narrativas apresentadas neste trabalho referem-se às 112,56 horas relógio de regências de aulas concluídas pela autora da pesquisa, no período de 18 (dezoito) meses durante o referido Programa. As regências possibilitaram o contato com várias abordagens teóricas e metodológicas de ensino e de aprendizagem, auxiliando na escolha de um jogo didático para ser utilizado durante a Intervenção Pedagógica. Essa dinâmica contribuiu com a formação docente da autora do trabalho, pois permitiu vivenciar e observar na prática docente o como utilizar diferentes jogos didáticos. No final, os resultados obtidos proporcionaram fazer análises e reflexões de modo qualitativo a respeito dos subsídios formativos adquiridos para a prática docente. Assim, todas as regências efetivadas culminaram em aprendizagens das formas de elaborar e executar planejamentos de ensino, organizar a sala de aula, colaborar e trabalhar em grupo, bem como em reflexões acerca de cada aula lecionada, ajudando a pensar em melhorias da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24743 |
Aparece nas coleções: | LD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
autonarrativaregenciasaulasquimica.pdf | 509,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.