Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vieira, Vanessa Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T17:44:35Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T17:44:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-08 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Vanessa Gonçalves. TICs na educação e sua aplicação atual no Ensino da Matemática: um estudo de caso em Quedas do Iguaçu - PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24740 | - |
dc.description.abstract | The present study had as objective to verify if the technologies are present in the schools and to analyze how they are being used by Mathematics teachers of the final series of elementary and high school of the municipality of Quedas do Iguaçu - PR, as well as their contributions in the teaching process learning. Having the research like Work of Completion of Course of the Degree in Education of the Field - Qualification in Sciences of the Nature and Mathematics of the Federal Technological University of Paraná - Câmpus Dois Vizinhos. Teaching mathematics is a great challenge because often the discipline is seen as difficult to understand, being passed on in a mechanical and abstract way, not instigating students to learn. In an attempt to improve this framework, different teaching methodologies arise, among which are the ICTs (Information and Communication Technologies), which aims to bring knowledge through the use of technologies that are already present in students daily lives. The methodology used was of the qualitative type and the data were analyzed through descriptive statistics. The research concludes that the municipal schools suffer from technological shortages and lack of effective public policies that truly meet the interests of teachers and students in the public school system. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.title | TICs na educação e sua aplicação atual no ensino da matemática: um estudo de caso em Quedas do Iguaçu - PR | pt_BR |
dc.title.alternative | TICs in education and its current application in mathematics teaching: a case study in Quedas do Iguaçu - PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo verificar se as tecnologias estão presentes nas escolas e analisar como estão sendo utilizadas pelos professores de Matemática das séries finais do ensino fundamental e ensino médio do município de Quedas do Iguaçu - PR, bem como, suas contribuições no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa está vinculada, ao Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos. Ensinar matemática é um grande desafio, pois muitas vezes a disciplina é vista como de difícil entendimento, sendo repassada de forma mecânica e abstrata, não instigando os alunos a aprendizagem. Na tentativa de melhorar este quadro, surgem diferentes metodologias de ensino, dentre estas as TICs (Tecnologias de informação e comunicação), que tem o objetivo de levar o conhecimento através do uso de tecnologias que já estão presentes no cotidiano dos alunos. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa e os dados foram analisados através da estatística descritiva. Com a pesquisa conclui-se que as escolas do município sofrem de escassez tecnológica e de falta de políticas públicas efetivas que realmente atendam os interesses dos professores e alunos da rede pública de ensino. | pt_BR |
dc.degree.local | Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.publisher.local | Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
dc.contributor.referee2 | Domenico, Adriana Sbardelotto Di | - |
dc.contributor.referee3 | Dufeck, Ludyane de Fatima | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DV - Licenciatura em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_COCAM_2019_1_06.pdf | 365,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.