Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24732
Título: Horta mandala com produção de PANC’S: uma ferramenta para o ensino de ciências da natureza e matemática
Título(s) alternativo(s): Mandala vegetable garden with PANC’s production: a tool for teaching natural sciences and mathematics
Autor(es): Mello, Lucas de Sousa
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Plantas
Mathematics - Study and teaching
Science - Study and teaching
Plants
Data do documento: 16-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MELLO, Lucas de Sousa. Horta mandala com produção de PANC’S: uma ferramenta para o ensino de ciências da natureza e matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso descreve como foi realizada uma ação educacional na Escola Estadual do Campo Linha Conrado - Ensino Fundamental, localizada na comunidade Linha Conrado, interior do município de Dois Vizinhos - PR. Esta ação objetivou a construção de uma horta mandala com produção de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s), plantas medicinais, hortaliças e condimentares em uma escola do campo. Esta pesquisa se classifica como uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, do tipo ação educacional. O público alvo da pesquisa foram educandos do 6° ano da Escola Estadual do Campo Linha Conrado. O desenvolvimento da pesquisa se deu nas seguintes etapas: limpeza do espaço destinado à construção da horta; trabalho em sala com os educandos pontuando de maneira teórica os conceitos que foram utilizados na prática da construção da horta no formato mandala; abordagem teórica sobre PANC’s e por fim, a preparação dos canteiros e plantio das PANC’s, plantas medicinais, hortaliças e condimentares. Os resultados obtidos convergem em um bom desempenho por parte dos educandos na questão de desenvolvimento do projeto, os mesmos demonstraram bastante entusiasmo, pois o projeto disponibilizou a eles a oportunidade de visualizar na prática a aplicação dos conceitos abordados e trabalhados em sala nas aulas teóricas. Portanto, considera-se que o projeto obteve sucesso e que possivelmente os educandos tiveram um bom aproveitamento na questão de assimilação dos conteúdos trabalhados em sala e abordados na prática, pois com base em observações, os mesmos demostraram domínio no desenvolvimento da prática e conseguiram concluir todas as etapas delegadas a eles.
Abstract: The present course conclusion paper describes how an educational action was carried out at Campo Conrado State School - Elementary School, located in Linha Conrado community, in the municipality of Dois Vizinhos PR. This action aimed the construction of a mandala garden with production of unconventional food plants (PANC's), medicinal plants, vegetables and condiments in a rural school. This research is classified as a qualitative, interpretative research, of the educational action type. The target audience of the research were students of the 6th grade of Campo Conrado State School. The research development took place in the following stages: cleaning of the space destined to the construction of the vegetable garden; classroom work with the students theoretically punctuating the concepts that were used in the practice of constructing the garden in the mandala format; PANC's theoretical approach and finally, the preparation of the beds and planting of the PANC's, medicinal plants and vegetables. The obtained results converge on a good performance by the students in the project development issue, they showed a lot of enthusiasm, because the project provided them with the opportunity to visualize in practice the application of the concepts approached and worked in class in the theoretical classes. However, I consider that the project was successful and that the students possibly had a good use in the assimilation of the contents worked in class and approached in practice, because based on my observations they demonstrated mastery in the development of the practice and were able to conclude all steps delegated to them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24732
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COCAM_2019_2_03.pdf
  Disponível a partir de 5000-03-13
1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.