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Título: Os museus de ciências como espaço da educação ambiental: um estudo de caso do Museu Parque da Ciência Newton Freire Maia
Título(s) alternativo(s): The science museums as a space for environmental education: the case of Newton Freire Maia Science Museum Park
Autor(es): Silva, Allyson Felipe da
Orientador(es): Lorenzetti, Leonir
Palavras-chave: Educação não-formal
Museus de ciência - Aspectos educacionais
Educação ambiental
Ciências - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Non-formal education
Science museums - Educational aspects
Environmental education
Science - Study and teaching
Teaching - Methodology
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Allyson Felipe da. Os museus de ciências como espaço da educação ambiental: um estudo de caso do museu Parque da Ciência Newton Freire Maia. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Os museus e centros de ciências possuem grandes possibilidades educativas, visto que, além de contribuírem para divulgação e compreensão da ciência, também possibilitam a formação de opinião e criticidade dos cidadãos. Além disso, enquanto espaço educativo não formal, podem incorporar discussões sobre a Educação Ambiental. O objetivo que orienta a presente pesquisa consiste em analisar as potencialidades do acervo do Parque da Ciência Newton Freire Maia para a promoção da Educação Ambiental. O estudo foi desenvolvido no Museu de Ciências Parque Newton Freire Maia, localizado no município de Pinhais, Paraná. O trabalho é de natureza qualitativa e se caracteriza como estudo de caso. Numa primeira etapa, foi realizada a seleção de itens do museu mais nitidamente relacionáveis com a Educação Ambiental, compondo assim o conjunto dos pavilhões Cidade, Energia, Água e Terra. A identificação das potencialidades do acervo se deu através da análise dos materiais expostos nos pavilhões. Utilizou-se, para isso, a Análise de Conteúdo de Bardin (2006), com foco em textos e imagens do acervo. Como resultado, foram analisados 17 de 252 itens do acervo, concentrando-se em quatro dos cinco pavilhões do museu. A partir disso, os elementos em exposição foram classificados de acordo com as principais concepções da Educação Ambiental: conservacionista, pragmática e crítica. Os resultados revelaram que o acervo do Parque da Ciência Newton Freire Maia tem potencialidades de contribuir para o desenvolvimento da Educação Ambiental, incluindo sua vertente crítica, uma vez que permite uma abordagem das questões sociais, políticas, econômicas e culturais junto ao meio ambiente. Discutiu-se também a importância imprescindível do trabalho e do preparo humano, como o dos monitores do museu, mediadores da relação entre o acervo e o público. Derivado da investigação, foi desenvolvido um produto educacional, no formato de texto de apoio, e que busca trazer orientações para os professores visitantes do museu parque da ciência.
Abstract: Museums and science centers have great educational possibilities, since, in addition to contributing to the dissemination and understanding of science, they also enable the formation of opinion and criticality of citizens. Moreover, as a non-formal educational space, they can incorporate discussions about Environmental Education. The objective that guides this research is to analyze the potential of the Parque da Ciência Newton Freire Maia collection for the promotion of Environmental Education. The study was developed at the Science Museum of Parque Newton Freire Maia, located in the city of Pinhais, Paraná. The work is of a qualitative nature and is characterized as a case study. In the first stage, the items from the museum that was more clearly related to Environmental Education were selected, thus composing the set of pavilions: City, Energy, Water and Earth. The collection’s potential was identified through the analysis of the materials displayed in the pavilions. For that, Bardin’s Content Analysis (2006) was used, focusing on texts and images from the collection. As a result, 17 of 252 items in the collection were analyzed, focusing on four of the museum’s five pavilions. From this, the elements on display were classified according to the main conceptions of Environmental Education: conservationist, pragmatic and critical. The results revealed that the Parque da Ciência Newton Freire Maia collection has the potential to contribute to the development of Environmental Education, including its critical aspect, since it addresses social, political, economic and cultural issues with the environment. The essential importance of work and human preparation was also discussed, such as that of the museum’s monitors, mediators of the relationship between the material and the public. Derived from the investigation, an educational product was developed, in the format of supporting text, which seeks to provide guidance for visiting professors at the Science Park Museum.
Descrição: Acompanha A educação ambiental e a educação não formal: o percurso por um museu de ciências
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24728
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