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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24719
Título: | Formação de professores de física e alfabetização científica: interações discursivas na elaboração de sequências didáticas |
Título(s) alternativo(s): | Training of physics teachers and scientific literacy: discursive interactions in the preparation of teaching sequences |
Autor(es): | Santos, Emerson de Oliveira |
Orientador(es): | Sutil, Noemi |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Alfabetização Professores de física - Formação Ciências - Estudo e ensino Educação - Metodologia Didática Physics - Portuguese language - Study and teaching Literacy Physics teachers, Training of Science - Study and teaching Education - Methodology Didatics |
Data do documento: | 8-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS, Emerson de Oliveira. Formação de professores de física e alfabetização científica: interações discursivas na elaboração de sequências didáticas. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | Nesta pesquisa, analisaram-se Sequências Didáticas desenvolvidas por licenciandos em Física e as interações discursivas estabelecidas no processo de construção desses materiais em referência a parâmetros de Alfabetização Científica. A investigação se constitui em torno das seguintes questões de pesquisa: Quais parâmetros de Alfabetização Científica podem ser identificados em Sequências Didáticas desenvolvidas em conjunto com professores de Física? Que implicações o processo de elaboração dessas sequências pode trazer para a formação desses professores? Nessa perspectiva, consolida-se como objetivo central da pesquisa a análise de Sequências Didáticas desenvolvidas de forma colaborativa e argumentativa com professores de Física, por meio de Grupos Focais, com o intuito de identificar parâmetros de Alfabetização Científica em referência às sequências constituídas, considerando a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas (2012) como fundamento epistemológico para a proposta. E ainda, propõe-se analisar possíveis implicações que o processo de desenvolvimento dessas Sequências Didáticas pode trazer para a formação desses professores. A investigação envolve ênfase qualitativa e os dados apresentados foram constituídos em meio a três encontros, caracterizados como um Grupo Focal, nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no âmbito da disciplina de Projetos de Ensino em Fluidos e Termodinâmica, em 2019. Para constituição dos dados, evidenciaram-se as Sequências Didáticas propostas pelos participantes e, ainda, as interações discursivas, registradas em áudio, no processo de construção desses materiais; para a análise dos dados constituídos, distinguiram-se pressupostos da Análise de Conteúdo. Essa análise abrange quatro categorias constituídas a partir do corpus da pesquisa e à luz do referencial teórico estabelecido: Parâmetros da Alfabetização Científica identificados no processo de elaboração conjunta de Sequências Didáticas; Conceitos físicos e a Alfabetização Científica; Método científico nas aulas de ciências; Argumentação como prática reflexiva no Ensino de Física. Destacam-se aproximações a parâmetros de Alfabetização Científica nas Sequências Didáticas e nas expressões de intenções dos participantes. Identifica-se a ênfase dada pelos participantes aos experimentos e a uma ideia de algum método científico. Evidenciam-se, também, aspectos do processo de ensino-aprendizagem, em que as sequências dos participantes e suas intenções sugerem ênfase na definição do conceito físico. Por fim, cabe destacar que a elaboração de Sequências Didáticas de maneira colaborativa em processo de formação inicial docente pode contribuir para o desenvolvimento da racionalidade prática e, por sua vez, contribuir para a formação de um professor reflexivo. |
Abstract: | In this research, Didactic Sequences developed by undergraduates in Physics and the discursive interactions established in the process of construction of these materials in reference to parameters of Scientific Literacy were analyzed. The investigation is based on the following research questions: What parameters of Scientific Literacy can be identified in Didactic Sequences developed together with Physics teachers? What implications can this process of developing these sequences have on the education of these teachers? In this perspective, the analysis of Didactic Sequences developed in a collaborative and argumentative way with Physics teachers, through Focus Groups, consolidates as a central objective of the research, in order to identify parameters of Scientific Literacy in reference to the sequences constituted , considering Habermas’ Theory of Communicative Action (2012) as an epistemological foundation for the proposal. Furthermore, it is proposed to analyze possible implications that the development process of these Didactic Sequences can bring to the education of these teachers. The investigation involves qualitative emphasis and the data presented were constituted in the middle of three meetings, characterized as a Focus Group, on the premises of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), within the discipline of Fluid Projects and Thermodynamics, in 2019. For constitution of the data, the Didactic Sequences proposed by the participants and, also, the discursive interactions, recorded in audio, in the process of construction of these materials were highlighted; for the analysis of the constituted data, assumptions of Content Analysis were distinguished. This analysis covers four categories based on the research corpus and in light of the established theoretical framework: Scientific Literacy Parameters identified in the process of joint development of Didactic Sequences; Physical concepts and Scientific Literacy; Scientific Method in Science classes; Argumentation as a reflexive practice in Physics Teaching. Approximations to scientific literacy parameters in the Didactic Sequences and expressions of intentions of the participants stand out. The emphasis given by the participants to the experiments and an idea of some scientific method is identified. It also highlights aspects of the teaching-learning process, in which the sequences of the participants and their intentions suggest an emphasis on the definition of the physical concept. Finally, it should be noted that the development of Didactic Sequences in a collaborative way in the process of initial teacher education can contribute to the development of practical rationality and, in turn, contribute to the formation of a reflective teacher. |
Descrição: | Acompanha: Sequência Didática desenvolvida colaborativamente: uma proposta para o ensino de Calorimetria |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24719 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
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