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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Thomas, Pedro Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T18:57:12Z | - |
dc.date.available | 2021-04-09T18:57:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-07 | - |
dc.identifier.citation | THOMAS, Pedro Augusto. Comparativo da emissão de carbono entre o sistema de alvenaria convencional em relação ao sistema steel frame utilizando aço verde. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24713 | - |
dc.description.abstract | The present work is to evaluate the emission of carbon dioxide to atmosphere comparing two constructive systems. The system of predominance in the country is still of conventional masonry, using the reinforced concrete system, but with intentions to reduce the effects generated by the sector, new means of constructions have been evaluated in the country, as well as new materials structural. The steel frame system utilizes galvanized steel profiles in its structure, predominantly used in developed countries, while the reinforced concrete used steel bars and concrete in its structural composition. Aço Verde is a material that has had its largest dissemination in recent years in the country, a quality material superior to the conventional and that has promises to be a material with less environmental impact. Based on this contextualization, it was carried out the analysis of the impact generated by the constructive systems and whether Aço Verde is an element of better environmental visibility. Then, the amount of material used in the structure grade beam and superstructure was lifted, being quantified the carbon dioxide emitted in each case. As a result, it was obtained that the steel frame system has advantages over the conventional system, with lower emission index, and the Aço Verde performs the recovery of part of the carbon that would be emitted by the application of the conventional material. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Dióxido de carbono | pt_BR |
dc.subject | Redução de gases do efeito estufa | pt_BR |
dc.subject | Concreto armado | pt_BR |
dc.subject | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.subject | Carbon dioxide | pt_BR |
dc.subject | Greenhouse gas mitigation | pt_BR |
dc.subject | Reinforced concrete | pt_BR |
dc.subject | Environmental impact statements | pt_BR |
dc.title | Comparativo da emissão de carbono entre o sistema de alvenaria convencional em relação ao sistema steel frame utilizando aço verde | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparison of the carbon emission of carbon between the conventional masonry system in relation to the steel frame system using aço verde | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em avaliar a emissão de gás carbônico para atmosfera comparando dois sistemas construtivos. O sistema de predominância no país ainda é de alvenaria convencional, com utilização do sistema de concreto armado, porém com intenções de reduzir os efeitos gerados pelo setor, novos meios de construções têm sido avaliados no país, bem como novos materiais estruturais. O sistema steel frame utiliza perfis de aço galvanizado em sua estrutura, predominantemente utilizado em países desenvolvidos, enquanto o concreto armado utiliza barras de aço e concreto em sua composição estrutural. O aço verde é um material que tem tido sua divulgação maior nos últimos anos no país, um material de qualidade superior ao convencional e que tem promessas de ser um material com menor impacto ambiental. Com base nessa contextualização, foi realizado a análise do impacto gerado pelos sistemas construtivos e se o aço verde é um elemento de melhor visibilidade ambiental. Em seguida, foi levantado a quantidade de material utilizado na estrutura baldrame e superestrutura, sendo quantificado o dióxido de carbono emitido em cada caso. Como resultado, obteve-se que o sistema steel frame possui vantagens sobre o sistema convencional, com menor índice de emissão, e o aço verde realiza a recuperação de parte do carbono que seria emitido pela aplicação do material convencional. | pt_BR |
dc.degree.local | Toledo | pt_BR |
dc.publisher.local | Toledo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Feiber, Silmara Dias | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Christian Valcir Kniphoff de | - |
dc.contributor.referee2 | Feiber, Fúlvio Natercio | - |
dc.contributor.referee3 | Feiber, Silmara Dias | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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