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dc.creatorSouza, Ellen Heloisa Gonçalves de-
dc.date.accessioned2021-04-09T16:53:41Z-
dc.date.available2021-04-09T16:53:41Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Ellen Heloisa Gonçalves de. Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24706-
dc.descriptionAcompanha: Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is relevant, because, in the specific literature, according to stu dents' violent manifestations, is a serious problem in most Brazilian schools. In comparison with 70 other countries, Brazil is above average in terms of the incidence of these inappropriate practices (INEP, 2019). Thus, among the great and current challenges faced by Brazilian education is how to deal with these manifestations, as they can be divided into three modalities: indiscipline, incivility and infraction act. Aiming to contribute to soften these phenomena, this research starts from the fol lowing problem: how do education professionals understand and deal with the three types of inappropriate behavior of students at school? And, as a general objective of the present research, is the development of educational products capable of subsi dizing the conduct of education professionals, regarding the inappropriate mani festations of students at school. Its development was guided by the specific objec tives of presenting information that makes it possible to diagnose and differentiate between the types of conduct and their forms of referral, providing judicial and out of-court, in addition to indicating two forms of prevention and coping pointed out in the literature. To guide this study, qualitative research of an exploratory and di agnostic nature was adopted, which used the literature review and field research. The instruments used were observation at school, semi-structured interviews and the application of questionnaires, which took place at schools from the north of the state of Paraná. The data collected served as the basis for the construction of two educational products: a course and a booklet. The course is a 15 hour continuing education to educators, developed in a virtual learning environment (AVA) and of fered via Moodle. The booklet has an instructional nature, it is organized with info graphics and QR codes and it is offered online. The products are autonomous, but they complement each other; the booklet is a schematic summary of theinformation socialized in the course. Among the results obtained after offering the products, the data indicate that both are efficient and content with practical application in the routine of educators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectEstudantes - Condutapt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectAtos ilícitospt_BR
dc.subjectStudents - Conduct of lifept_BR
dc.subjectClassroom environmentpt_BR
dc.subjectSchool disciplinept_BR
dc.subjectTortspt_BR
dc.titleCondutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracionalpt_BR
dc.title.alternativeInappropriate behavior of students in the classroom and their responsibility: indiscipline, incivility and infraction actpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é relevante, pois conforme levantamento na literatura específica, as manifestações violentas dos alunos são um problema grave e presente na maioria das escolas brasileiras. Em comparação com outros 70 países, o Brasil está acima da média quanto à incidência dessas práticas inapropriadas (INEP, 2019). Assim, entre os grandes e atuais desafios enfrentados pela educação brasileira, está o modo de lidar com essas manifestações, as quais podem ser divididas em três modalidades: indisciplina, incivilidade e ato infracional. Visando contribuir para amenizar esses fenômenos, esta pesquisa parte do seguinte problema: como os profissionais da educação entendem e lidam com os três tipos de condutas inadequadas dos alunos no ambiente escolar? E, como objetivo geral do presente estudo, apresenta-se o desenvolvimento de produtos educacionais capazes de subsidiarem as condutas dos profissionais da educação quanto às manifestações inadequadas dos alunos no ambiente escolar. O desenvolvimento deste estudo foi conduzido pelos objetivos específicos de apresentar informações que possibilitem o diagnóstico e diferenciação entre os tipos de condutas e suas formas de encaminhamento, fornecendo instruções judiciais e extrajudiciais, além de indicar duas formas de prevenção e enfrentamento apontadas na literatura. Para nortear este estudo, adota-se a pesquisa qualitativa de cunho exploratório e diagnóstico, que se valeu da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo. Como instrumentos, foram utilizados a observação do ambiente escolar, as entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários, que ocorreram em escolas localizadas no norte do estado do Paraná. Os dados obtidos serviram de base para a construção de dois produtos educacionais: um curso e uma cartilha. O curso é de formação continuada para profissionais da educação, com 15 horas, desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e ofertado via Moodle. A cartilha tem cunho instrucional, organizada com a ajuda de infográficos e QR codes e ofertada de forma on-line. Os produtos são autônomos, mas se complementam, sendo a cartilha o resumo esquemático das informações socializadas no curso. Dentre os resultados obtidos após a oferta dos produtos, os dados apontam que ambos são eficientes e de conteúdo com aplicação prática na rotina dos profissionais da educação.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4400-9288pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4941970451225474pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jair de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Cleber da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2197-159Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3195611596157559pt_BR
dc.contributor.referee2Guerrini, Daniel-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9125-2638pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Jair de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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