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dc.creatorMiranda, Isabella Tamine Parra-
dc.date.accessioned2021-04-08T17:47:45Z-
dc.date.available2021-04-08T17:47:45Z-
dc.date.issued2021-01-27-
dc.identifier.citationMIRANDA, Isabella Tamine Parra. Influência das variáveis PISA, IDH e PIB no ranqueamento de universidades de um país no Times Higher Education (THE) 2020. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24694-
dc.description.abstractGoal: To assess the influence of the variables nominal Gross Domestic Product (GDP), Human Development Index (HDI), and the OECD’s Programme for International Student Assessment (PISA) on the existence of world-class universities in a country. Method: The variables contained in the Times Higher Education (THE) ranking and variables that represent attributes of a country (GDP, PISA, and HDI) were utilized in a DEA-SBM model to determine the performance indices of ranked universities. The Tobit regression model was employed to verify which factors (inputs and outputs) significantly affect the performance indices and the White test was applied to verify data heteroskedasticity. Results: United States, United Kingdom, Germany and Italy concentrate 52,78% of the universities ranked in THE. United States (18 - 30%) and United Kingdom (6 - 10%) contain 24 of the 60 universities with performance 1. In the set of countries with more than five world-class universities, the lowest score in the analyzed variables were PISA score of 476, a GDP equal or higher than 18 billion dollars, and an HDI equal or higher than 0.873 (very high). Conclusion: GDP, PISA, and HDI variables influence the existence of a set of world-class universities in one country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIndicadores econômicospt_BR
dc.subjectIndicadores sociaispt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Evaluationpt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectEconomic indicatorspt_BR
dc.subjectSocial indicatorspt_BR
dc.subjectEducational indicatorspt_BR
dc.titleInfluência das variáveis PISA, IDH e PIB no ranqueamento de universidades de um país no Times Higher Education (THE) 2020pt_BR
dc.title.alternativeThe influence of PISA, HDI and GDP variables over the 2020 Times Higher Education (THE) ranking 2020pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar a influência das variáveis nominal Gross Domestic Product (GDP), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e The OECD Programme for International Student Assessment (PISA) para a existência de universidades de classe mundial em um país. Método: Utilizou-se as variáveis contidas no ranking Times Higher Education (THE) e variáveis que representam especificidades de um país (PIB, PISA e IDH), com o modelo DEA-SBM, para determinar os índices de performance das universidades ranqueadas, o modelo de regressão Tobit, para verificar quais fatores (inputs e outputs) que afetam significativamente os índices de performance e o teste de White para verificar a heterocedasticidade dos dados. Resultados: Quatro países, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Itália concentram 52,78% das universidades ranqueadas no THE. Estados Unidos (18 - 30%) e Reino Unido (6 - 10%) contém 24 das 60 universidades com performance 1. No conjunto de países com mais de 5 universidades de classe mundial, o limite inferior nas variáveis analisadas foram: 476 pontos no PISA, PIB de US$ 18 bilhões e IDH igual de 0,873 (muito alto). Conclusão: As variáveis PIB, PISA e IDH influenciam a existência de um conjunto de universidades de classe mundial em um país.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9534-8082pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9393840925741158pt_BR
dc.contributor.advisor1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Picinin, Claudia Tania-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4844-3516pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2723518409363520pt_BR
dc.contributor.referee1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee2Rodacki, Andre Luiz Felix-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4585-497Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0603492778368702pt_BR
dc.contributor.referee3Renaux, Douglas Paulo Bertrand-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0498-6036pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0868418194409169pt_BR
dc.contributor.referee4Kovaleski, João Luiz-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4232-8883pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238962623790586pt_BR
dc.contributor.referee5Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee5IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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