Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2469
Título: | Aproximações entre artes visuais e matemática: possibilidades de produção do livro ilustrado a partir das formas geométricas |
Título(s) alternativo(s): | Similarities between visual arts and mathematics: possibilities of production of the illustrated book from the forms geometrical |
Autor(es): | Nascimento, Alisson Thiago do |
Orientador(es): | Silva, Josie Agatha Parrilha da |
Palavras-chave: | Arte na educação Matemática - Estudo e ensino Geometria Livros ilustrados Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Art in education Mathematics - Study and teaching Geometry Illustrated books Interdisciplinary approach in education |
Data do documento: | 8-Mar-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | NASCIMENTO, Alisson Thiago do. Aproximações entre artes visuais e matemática: possibilidades de produção do livro ilustrado a partir das formas geométricas. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
Resumo: | Essa pesquisa reporta-se à duas áreas de conhecimento, Artes Visuais e Matemática. A questão que apresentamos é quanto à possibilidade de relacionarmos essas duas áreas a partir das formas. Teve como objetivo desenvolver uma proposta interdisciplinar a partir das áreas de Artes Visuais e Matemática que utilize o desenho e as formas geométricas para criação de um livro ilustrado. A pesquisa caracterizada como qualitativa, de natureza interpretativa, pelo problema apresentado e pela abordagem da pesquisa, em especial pela relação de sujeito com o mundo real, que envolve uma aproximação entre o objeto e a subjetividade, de forma a coletar, descrever e analisar de maneira contextualizada. Os produtos da pesquisa foram dois: o livro ilustrado Cadê meu instrumento? E o Guia de Aprendizagem O Desenho com as formas Geométricas. O primeiro caracterizado como produção do autor, como ilustrador, com aplicação da proposta de construção da imagem utilizando as formas geométricas na ilustração e, o segundo, apresenta a relação entre a Matemática e as Artes Visuais a partir das formas geométricas, com a proposta de experimentação do desenho. A aplicação prática da pesquisa foi desenvolvida a partir da construção de um curso de extensão Aproximações entre Artes Visuais e Matemática a partir das Formas Geométricas e do Desenho. No curso, foram apresentados os conteúdos teóricos e as atividades com desenho a partir das formas geométricas contidas no Guia de Aprendizagem. A aplicação envolveu sete estudantes do último ano do curso de Artes Visuais, que tinham experiências como professores e produtores de arte. Entre os resultados da pesquisa, destacamos a aproximação entre as Artes Visuais e a Matemática com a elaboração dos dois produtos, com potencialidade ao ensino, esses validados pelas aplicações teóricas e práticas. Espera-se com essa proposta auxiliar, além da aproximação entre as duas áreas de conhecimento, Matemática e Artes Visuais, potencializar o desenvolvimento prático, intelectual, criativo e sensível dos alunos. |
Abstract: | This research relates to two areas of knowledge, Visual Arts and Mathematics. The question that presents the question as to the possibility of relating the two areas from the forms. It aimed to develop an interdisciplinary proposal from the areas of Visual Arts and Mathematics that use drawing and geometric forms for the creation of an illustrated book. A research characterized as qualitative, of an interpretive nature, by problem and research approach, especially by the relation of subject to the real world, which involves an approximation between the object and subjectivity, in order to collect, describe and analyze in a Contextualized way. The research products were two: the illustrated book Where's my instrument? And the Learning Guide The Drawing with Geometric Forms. The first character as production of the author, as illustrator, with application of the proposal of construction of the image using as geometric forms in the illustration and, second, present a relation between Mathematics and Visual Arts from the geometric forms, with a proposal of Experimentation of the drawing. The practical application of the research was developed from the construction of an extension course between ApproachesVisual Arts and Mathematics from Geometric Forms and Drawing. There is no course, the theoretical contents and the activities with drawing from the geometric forms contained in the Learning Guide. The application involved seven seniors from the Visual Arts course, who are the teachers and art producers. Among the results of the research, we highlight the approximation between Visual Arts and Mathematics with an elaboration of the two products, with potential for teaching, these are valid for theoretical and practical applications. It is hoped that this auxiliary proposal, besides the approximation between two areas of knowledge, Mathematics and Visual Arts, will enhance the students' practical, intellectual, creative and sensitive development. |
Descrição: | Acompanha: Desenho com as formas geométricas + Cadê meu instrumento? |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2469 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Nascimento, Alisson Thiago do_2017.pdf | 11,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Nascimento, Alisson Thiago do_2017_1.pdf | 5,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Nascimento, Alisson Thiago do_2017_2.pdf | 6,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.