Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24669
Título: Análise da aderência de barras de aço coladas ao concreto com resina epóxi
Título(s) alternativo(s): Analysis of adhesion of bonded steel bars to concrete with epoxy resin
Autor(es): Lunkes, Raul Hertz
Orientador(es): Ibrahim, Lucas Boabaid
Palavras-chave: Resinas epoxi
Concreto armado
Barras de aço
Epoxy resins
Reinforced concrete
Steel bars
Data do documento: 11-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: LUNKES, Raul Hertz. Análise da aderência de barras de aço coladas ao concreto com resina epóxi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.
Resumo: A relação custo-benefício entre a demolição ou a reconstrução de uma estrutura de concreto corre sobre uma ténue linha, onde processos construtivos normatizados e principalmente, práticos, influenciam nas decisões finais de projetistas e executores. Deste modo, a finalidade desta pesquisa é identificar e estabelecer alguns dos fatores necessários para a utilização da resina epóxi como ponte de ligação entre o aço e o concreto na reconstrução ou reparos de estruturas de concreto armado. Para tal, o emprego do ensaio de tração Pull-Out permite estabelecer uma correlação entre comprimentos de ancoragem e suas resistências de tração, além de seus modos de ruptura. Juntamente a isso, a observação visual dos componentes da ligação após o rompimento também permite resultados apurados. O dimensionamento dos comprimentos de ancoragem que empregam a resina epóxi como ponte de ligação, é complexo em sua composição, pois mesmo mantendo muitas de suas variáveis fixas para a realização dos ensaios, os resultados ainda apresentam variações consideráveis em seus valores. Entretanto, o uso da resina na ancoragem apresenta viabilidade técnica de dimensionamento e de execução, principalmente devido sua trabalhabilidade.
Abstract: The cost-benefit ratio between the demolition and the reconstruction of a concrete structure runs on a thin line, where normative and mainly practical constructive processes influence the final decisions of designers and executors. The purpose of this research is to identify and establish some of the necessary factors for the use of epoxy resin as a bridge between steel and concrete in the reconstruction or repair of reinforced concrete structures. For this, the use of the Pull-Out traction test allows to establish a correlation between anchorage lengths and their tensile strengths, as well as their rupture modes. Alongside this, visual observation of the components of the bond after the breakout also allows accurate results. The design of the anchoring lengths using epoxy resin as a bonding bridge is complex in its composition, since even though many of its variables are still fixed for the tests, the results still show considerable variations in their values. However, the use of the resin in the anchorage presents technical feasibility of sizing and execution, mainly due to its workability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24669
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aderenciabarrasacoconcreto.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.