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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24669
Título: | Análise da aderência de barras de aço coladas ao concreto com resina epóxi |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of adhesion of bonded steel bars to concrete with epoxy resin |
Autor(es): | Lunkes, Raul Hertz |
Orientador(es): | Ibrahim, Lucas Boabaid |
Palavras-chave: | Resinas epoxi Concreto armado Barras de aço Epoxy resins Reinforced concrete Steel bars |
Data do documento: | 11-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | LUNKES, Raul Hertz. Análise da aderência de barras de aço coladas ao concreto com resina epóxi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019. |
Resumo: | A relação custo-benefício entre a demolição ou a reconstrução de uma estrutura de concreto corre sobre uma ténue linha, onde processos construtivos normatizados e principalmente, práticos, influenciam nas decisões finais de projetistas e executores. Deste modo, a finalidade desta pesquisa é identificar e estabelecer alguns dos fatores necessários para a utilização da resina epóxi como ponte de ligação entre o aço e o concreto na reconstrução ou reparos de estruturas de concreto armado. Para tal, o emprego do ensaio de tração Pull-Out permite estabelecer uma correlação entre comprimentos de ancoragem e suas resistências de tração, além de seus modos de ruptura. Juntamente a isso, a observação visual dos componentes da ligação após o rompimento também permite resultados apurados. O dimensionamento dos comprimentos de ancoragem que empregam a resina epóxi como ponte de ligação, é complexo em sua composição, pois mesmo mantendo muitas de suas variáveis fixas para a realização dos ensaios, os resultados ainda apresentam variações consideráveis em seus valores. Entretanto, o uso da resina na ancoragem apresenta viabilidade técnica de dimensionamento e de execução, principalmente devido sua trabalhabilidade. |
Abstract: | The cost-benefit ratio between the demolition and the reconstruction of a concrete structure runs on a thin line, where normative and mainly practical constructive processes influence the final decisions of designers and executors. The purpose of this research is to identify and establish some of the necessary factors for the use of epoxy resin as a bridge between steel and concrete in the reconstruction or repair of reinforced concrete structures. For this, the use of the Pull-Out traction test allows to establish a correlation between anchorage lengths and their tensile strengths, as well as their rupture modes. Alongside this, visual observation of the components of the bond after the breakout also allows accurate results. The design of the anchoring lengths using epoxy resin as a bonding bridge is complex in its composition, since even though many of its variables are still fixed for the tests, the results still show considerable variations in their values. However, the use of the resin in the anchorage presents technical feasibility of sizing and execution, mainly due to its workability. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24669 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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