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Título: O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Inquiry-based science teaching and the development of socioemotional skills in students with learning difficulties: a case study
Autor(es): Mazetto, Luzimar dos Santos Ribeiro
Orientador(es): Goya, Alcides
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Distúrbios da aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Base Nacional Comum Curricular
Science - Study and teaching
Competency based education
Learning disabilities
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 10-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MAZETTO, Luzimar dos Santos Ribeiro. O ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento das competências socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Ao pensar o ensino por investigação como etapas e raciocínios pedagógicos que visam desenvolver uma experimentação científica, a presente pesquisa tem por objetivo verificar quais competências socioemocionais podem ser identificadas a partir da fala de uma estudante de sala de recurso multifuncional que realizou atividades de uma Sequência de Ensino Investigativa. Para o desenvolvimento deste estudo, foram utilizados os pressupostos do ensino de ciências por investigação adaptada por Zômpero e Laburú (2011) e Carvalho (2013). O encaminhamento metodológico adotado apresentou uma abordagem qualitativa, estudo de caso, e, na organização e leitura interpretativa dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Para fundamentar a análise dos diálogos transcritos das narrativas da estudante, através de gravação de voz, foram utilizados os DIAIS, diálogos de aprendizagem informal (ARRUDA, 2013). Dessa forma, a questão principal da pesquisa é: Quais competências socioemocionais propostas no documento da BNCC é possível desenvolver a partir de uma sequência de ensino investigativa? Para responder a essa questão foi aplicada uma sequência de ensino investigativa como metodologia para uma estudante com dificuldade de aprendizagem. Pretende se, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os professores no atendimento aos estudantes e que permita caminhos para uma metodologia voltada à experiência e à reflexão. Os resultados mostraram que, no estudo realizado, as etapas da sequência de ensino investigativa podem proporcionar espaços relevantes para o desenvolvimento de tais competências. O problema de pesquisa foi respondido, verificando que há evidências das competências socioemocionais no comportamento da estudante e que pode ser possível integrar os componentes curriculares com a realidade dos estudantes e colaborar com o desenvolvimento das competências propostas no documento da BNCC.
Abstract: When we think about the teaching through investigation as stages and pedagogical rationale which aim to develop a scientific experiment, the current research has as its goal to create an investigative teaching sequence in a female student of a multifunctional resource classroom, and from the application of ITS provide the development of socioemotional competences proposed in the CCNB (Common Curricular National Basis). In order to develop this study, some investigative Science teaching assumptions adapted by Zômpero e Laburú (2011) and Carvalho (2013) were used. The adopted methodological referral, a qualitative approach, case study, and in the organization and the data interpretation, a content analysis by Bardin (2011) was used. To sustain the dialogue analysis transcribed from the student’s narrative, through voice recording, the DIAIS (an instrument to analyzes the dialogues which through the student’s narrative) were used. In this way, the most important research question is: Is it possible to develop the socioemotional competences that the CCNB proposes by using an investigative teaching sequence? To answer this question, the general goal is to allow the IST (Investigative Science Teaching) in multinational resource classrooms as one methodology to students with learning disabilities. It is intended, therefore, that this research can contribute with the teachers/ educational psychologists in assisting the students and that it can allow new ways for a methodology focused on the experience and reflection. The results showed that, in the already mentioned study, the stages of the investigative science teaching can provide more relevant space to develop such competences. The research problem was answered, checking that there are evidences of the socioemotional competences in the student’s behavior and that it can be possible to integrate the curricular components with students’ real life and collaborate with the competence development which were proposed in the CCNB.
Descrição: Acompanha: Sequência de ensino investigativa e as de competências socioemocionais: uma possibilidade metodológica.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24654
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