Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Paulichen, Heloiza Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T11:59:03Z | - |
dc.date.available | 2021-04-06T11:59:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
dc.identifier.citation | PAULICHEN, Heloiza Mendes. Ferramentas para análise de partidas de futsal utilizando processamento de imagens e visão computacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24643 | - |
dc.description.abstract | The use of computer systems in sports has had a significant growth in last decade. Tools that help reduce errors such as computer vision to identify whether the ball has bounced in or out of a tennis court or whether or not it has passed the goal line in football field are widely known. But, although less popular, there are also systems that help each athlete or team quantify their performance, such as distances traveled, speeds attained, and positions where each athlete was on the court or field. However, futsal, a very popular sport in Brazil, still does not receive much attention regarding the development of these systems. In this work, tools will be developed and applications will be presented about image processing and computer vision for futsal game analysis. The approach was illustrated through video recordings of matches of the Campeonato Paranaense de Futsal (Serie Ouro), from which were automatically extracted the movements of the athletes of the team Pato Futsal from Pato Branco - PR, we decided to ignore the goalkeeper. Three video cut were analysed in this study and, from them, data visualization were generated to help coaches in their physical and tatical analysis. The videos, identified as I, II and III, showed different visualizations. Video I presented the best results, where all the players were identified and tracked. Video II showed tracking for three players and video III for two players. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Inteligência computacional | pt_BR |
dc.subject | Visualização da informação | pt_BR |
dc.subject | Visão por computador | pt_BR |
dc.subject | Computational intelligence | pt_BR |
dc.subject | Information visualization | pt_BR |
dc.subject | Computer vision | pt_BR |
dc.title | Ferramentas para análise de partidas de futsal utilizando processamento de imagens e visão computacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Tools for futsal matches analysis using image processing and computer vision | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de sistema computacionais nos esportes tem tido um significativo crescimento na última década. São de conhecimento geral ferramentas que ajudam a diminuir os erros, como o uso de visão computacional para identificar se a bola quicou dentro ou fora de uma quadra de tênis ou se passou ou não da linha do gol no futebol de campo. Mas, apesar de menos populares, também existem sistemas que ajudam cada atleta ou equipe a quantificar seu rendimento, como distâncias percorridas, velocidades atingidas e posições por onde cada atleta esteve na quadra ou campo. Entretanto, o futsal, esporte bastante popular no Brasil, ainda não recebe muita atenção quanto ao desenvolvimento destes sistemas. Neste trabalho, foram desenvolvidas ferramentas e apresentadas aplicações diretas de processamento de imagens e visão computacional para análise de partidas de futsal. A abordagem foi ilustrada por meio de gravações de vídeos de partidas do Campeonato Paranaense de Futsal (Serie Ouro), dos quais foram automaticamente extraídas as movimentações dos atletas da equipe Pato Futsal de Pato Branco - PR, optou-se por ignorar o goleiro. Três trechos de vídeo foram utilizados para este estudo e, a partir deles, foram elaboradas visualizações gráficas que auxiliarão a comissão técnica da equipe em suas análises físicas e táticas. Os vídeos, identificados como vídeo I, II e II, apresentaram resultados distintos para as visualizações. O vídeo I apresentou os melhores resultados, onde todos os jogadores foram identificados e mapeados. O vídeo II apresentou o rastreamento de três jogadores e o vídeo III apresentou visualizações para dois jogadores. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Pablo Gauterio | - |
dc.contributor.referee1 | Cavalcanti, Pablo Gauterio | - |
dc.contributor.referee2 | Casanova, Dalcimar | - |
dc.contributor.referee3 | Madalosso, Emanoeli | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia de Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COENC_2019_2_02.pdf | 9,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.