Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2464
Título: Material manipulável e manipulável virtual para o ensino de estimativa de proporção populacional na formação inicial de professores
Título(s) alternativo(s): Manipulable material and virtual manipulable for the population proportion estimate teaching
Autor(es): Pereira, Caroline Subirá
Orientador(es): Santos Junior, Guataçara dos
Palavras-chave: Professores - Formação
Estatística - Estudo e ensino
Pesquisa populacional
Teachers, Training of
Statistics - Study and teaching
Population research
Data do documento: 24-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEREIRA, Caroline Subirá. Material manipulável e manipulável virtual para o ensino de estimativa de proporção populacional na formação inicial de professores. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar como os acadêmicos do 3º ano de um curso de Licenciatura em Matemática veem a utilização de material manipulável e manipulável virtual para o Ensino de Estimativa de Proporção Populacional. Na intenção de alcançar tal objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa organizada em quatro etapas: 1-Levantamento do referencial teórico, na perspectiva de verificar situações do Ensino de conteúdos da Estatística na Educação Básica; 2-Busca por materiais para o Ensino de Estimativa de Proporção Populacional, na qual se encontrou o material manipulável elaborado pela professora Lisbeth Kaiserlian Cordani e pela falta de recursos tecnológicos existentes, a pesquisadora desenvolveu um manipulável virtual, em parceria com um acadêmico do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Norte do Paraná; 3 -Intervenção ou aplicação da pesquisa, em se referindo ao momento da aplicação dos materiais ditos na etapa 2, em uma turma do 3º ano de um curso de Licenciatura em Matemática em que foi realizada a coleta dos dados; 4 -Análise dos dados coletados, em que se utilizou a Análise Textual Discursiva embasada em Moraes e Galiazzi (2016). Após a análise dos dados, pôde-se observar que os acadêmicos aprovam a utilização de material manipulável e manipulável virtual para o Ensino de Estimativa de Proporção Populacional, constatado que: os materiais são vistos como estímulos para a Aprendizagem, é considerado uma inovação para o Ensino, proporcionam uma ligação entre o conhecimento teórico e o prático e somam positivamente na formação dos professores de Matemática, quando estes passam a conhecer esses materiais, ainda durante o curso de formação, estimulando-os a desenvolver o conteúdo futuramente na Educação Básica.
Abstract: This work aimed to evaluate how the 3rdgrade students in a Mathematics Degree course judge, conceptualize or qualify the use of manipulable material and virtual manipulable for the Population Proportion Estimate Teaching. In order to meet this target, an applied qualitative research was developed and then organized in 4 steps: 1-Theoretical framework production to verify situations of Statistics contents Teaching in the Basic Education; 2-Search for materials for the Population Proportion Estimate Teaching, in which the manipulable material elaborated by the professor Lisbeth Kaiserlian Cordani was found and for the lack of existent technological resources the researcher developed a virtual manipulable in partnership with a student of the Computer Science course of Universidade Estadual do Norte do Paraná; 3-Intervention or application of the research, it refers to the application moment ofthe materials mentioned on the step 2 in a 3rdgrade class of a Mathematics Degree course where data were collected, 4-Data collection analysis, in which the Discursive Textual Analysis based upon Moraes and Galiazzi (2016) was used. Through data analysis, it was possible to observe that the students approve the use of manipulable material and virtual manipulable for the Population Proportion Estimate Teaching, beacuse: they help the teacher in the teaching process, they facilitate a contextualized teaching applied to the students’ reality, they provide a connection between the theoretical and practical knowledge and they contribute positively to the graduation of mathematics teachers when these ones get to know these materials still during the graduation course, stimulating them to develop the content futurely in the Basic Education.
Descrição: Acompanha: Material manipulável e manipulável virtual para o ensino de estimativa de proporção populacional na formação inicial de professores
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2464
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Pereira, Caroline Subirá, 2017.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Pereira, Caroline Subirá, 2017_1.pdf895,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.