Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24635
Título: | Contribuições de um núcleo de estudos docentes na educação infantil com enfoque CTS para a alfabetização científica e tecnológica |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of a group of teaching studies in early childhood education with a CTS focus for scientific and technological literacy |
Autor(es): | Sauerbier, Juliana |
Orientador(es): | Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto |
Palavras-chave: | Educação de crianças Professores - Formação Jogos educativos Ciência - Estudo e ensino Ciência - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Early childhood education Teachers, Training of Educational games Science - Study and teaching Science - Social aspects Technology - Social aspects |
Data do documento: | 11-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SAUERBIER, Juliana. Contribuições de um núcleo de estudos docentes na educação infantil com enfoque CTS para a alfabetização científica e tecnológica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi verificar quais as contribuições de um núcleo de estudos docentes na educação infantil com enfoque CTS para a alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências. Assim, implementou-se um processo de formação realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Ponta Grossa - PR. A amostra de professores foi formada por um total de 07 participantes e a amostra de alunos foi de 70 participantes contemplando a faixa etária de 3 a 5 anos, totalizando assim 77 participantes da pesquisa. As principais temáticas abordadas se referem às reflexões sobre os aspectos históricos e legais da educação infantil, como acontecem os tempos, espaços e práticas educativas nessa etapa, sobre CTS e alfabetização científica e tecnológica na educação infantil e formação continuada com enfoque CTS. A abordagem metodológica é qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante, possibilitando a compreensão de todo o processo investigado. A coleta dos dados ocorreu por meio de anotações em diários de campo, relatórios, filmagens, fotografias, áudios, vídeos, questionários, tutoriais, sequências didáticas. A análise de dados foi organizada em 4 categorias: 1- Quais as percepções dos professores da educação infantil sobre ciência, tecnologia, CTS e ACT? 2- Núcleo de estudos docentes na educação infantil: experiências significativas; 3- A aplicação de sequências didáticas: promovendo a ACT; 4- Após experiências vivenciadas, o que falam os professores da educação infantil? Os resultados apontam para a falta de postura reflexiva acerca de ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade apesar de suas vivências metodológicas serem interdisciplinares, ainda se encontra ausente em sua prática o aprofundamento dessas questões. Evidenciou-se que as discussões devem acontecer desde a educação infantil, quando professores dessa etapa de ensino devem conscientizar as crianças sobre os problemas do mundo em que estão inseridos, tornando-os cada vez mais críticos, reflexivos, questionadores e atuantes na sociedade. Como produto final desse estudo foi elaborado um e-book com o objetivo de servir de apoio para outros docentes que trabalham na educação infantil, os quais, por meio das práticas já realizadas, poderão fazer adaptações ou até mesmo ampliá-las, conforme o contexto sociocultural de sua escola e de seus alunos, a faixa etária das crianças e as temáticas que pretendem abordar em suas vivências. O material contemplado nesse produto está organizado em duas partes: a teórica que possibilitará fazer as reflexões necessárias sobre CTS e ACT na educação infantil e a parte prática contemplando metodologias diferenciadas de acordo com as diferentes faixas etárias, oportunizando a alfabetização científica e tecnológica desde a infância. |
Abstract: | The objective of this study was to verify the contributions of a nucleus of teaching studies in early childhood education with a CTS focus for scientific and technological literacy in science teaching. Thus, a training process was implemented in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the municipality of Ponta Grossa - PR. The sample of teachers was formed by a total of 07 participants and the sample of students was 70 participants, covering the age group of 3 to 5 years, thus totaling 77 research participants. The main themes addressed refer to reflections on the historical and legal aspects of early childhood education, how the times, spaces and educational practices take place at this stage, on CTS and scientific and technological literacy in early childhood education and continuing education with a CTS focus. The methodological approach is qualitative, of an interpretative nature with participant observation, enabling the understanding of the entire investigated process. Data collection took place through notes in field diaries, reports, footage, photographs, audios, videos, questionnaires, tutorials, didactic sequences. The data analysis was organized into 4 categories: 1- What are the perceptions of early childhood teachers about science, technology, CTS and ACT? 2- Nucleus of teaching studies in early childhood education: significant experiences; 3- The application of didactic sequences: promoting ACT; 4- After experiences, what do teachers of early childhood education say? The results point to the lack of reflective posture about science and technology and its implications for society, despite the fact that their methodological experiences are interdisciplinary, the deepening of these issues is still absent in their practice. We show that discussions must take place from early childhood education, when teachers in this stage of education must make children aware of the problems of the world in which they are inserted, making them increasingly critical, reflective, questioning and active in society. As an end product of this study, an e-book was created with the objective of providing support to other teachers working in early childhood education, who, through the practices already carried out, will be able to make adaptations or even expand them, according to the context socio-cultural aspects of your school and students, the children's age group and the themes they intend to address in their experiences. The material included in this product is organized in two parts: the theoretical part that will make it possible to make the necessary reflections on CTS and ACT in early childhood education and the practical part contemplating different methodologies according to the different age groups, providing scientific and technological literacy since childhood. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: ACT na educação infantil: possibilidades a partir do enfoque CTS |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24635 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
contribuicoesnucleoestudosdocenteseducacaoinfantil.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
acteducacaoinfantilpossibilidadescts_produto.pdf | 15,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons