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Título: Desenvolvimento de um protótipo de identificação das linhas de ônibus no transporte coletivo
Título(s) alternativo(s): Development of a prototype of identification of bus lines in public transport
Autor(es): Anjos, Rodrigo Ferreira dos
Orientador(es): Coca Salazar, Andrés Eduardo
Palavras-chave: Transporte urbano
Sistemas de comunicação sem fio
Integração social
Microeletrônica
Tecnologia - Aspectos sociais
Urban transportation
Wireless communication systems
Social integration
Microelectronics
Technology - Social aspects
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: ANJOS, Rodrigo Ferreira dos. Desenvolvimento de um protótipo de identificação das linhas de ônibus no transporte coletivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
Resumo: A Microeletrônica é uma área da Engenharia em acensão, que associada à inclusão social possibilita a construção de aparelhos de baixo custo, afim de proporcionar mais conforto, e trazer melhorias para o cotidiano das pessoas com necessidades especiais. A maioria das cidades brasileiras não oferecem serviço especializado na identificação de transporte público para pessoas que possuem debilidades na visão. Portanto, um sistema eletrônico para identificar linhas de ônibus intensifica a inclusão social e permite que o usuário tenha mais segurança e autonomia na hora de embarcar em um ônibus. Por exemplo, em João Pessoa-PB, um grupo de estudantes construíram um aparelho de uso individual, que faz o motorista de ônibus estar ciente que há um deficiente visual em um determinado ponto, também em Natal-RN a prefeitura instalou placas em braile nas plataformas com as linhas que operam naquele local. Neste trabalho é apresentado uma proposta para identificação de linhas de ônibus de uso coletivo. O principal objetivo é a interação direta com os passageiros que necessitam do serviço de identificação do ônibus. O sistema possui dois aparelhos, um instalado no ônibus e outro no ponto de embarque. A identificação se dá por meio de áudio em auto falantes, informando aos passageiros, no ponto, o nome da linha do ônibus que se aproxima. O sistema se comunica entre si por meio de antenas de radio frequencia, cada aparelho recebe um microcontrolador, programado para controlar o fluxo de informação entre ônibus e ponto de embarque. A linha de um ônibus é anunciada no momento em que o ônibus se aproxima do ponto, em seguida esta mesma linha é ignorada, por um determinado tempo para evitar o tráfego de informações repetidas. O sistema foi testado com carro de passeio para medir o alcance das antenas, bem como a funcionalidade do programa. O programa correspondeu com as exigências do projeto, porém as antenas não atenderam às especificações de alcance do fabricante. Pode-se obter um alcance maior de comunicação entre os sistemas, substituindo as antenas por outros modelos em que as configurações seja de fácil adaptação no código fonte, contudo, o sistema funcionou com boa qualidade de áudio e sem repetições.
Abstract: Microelectronics is an area of engineering that is linked to social inclusion and enables the construction of low-cost devices in order to provide more comfort and bring improvements to the daily lives of people with special needs. Most Brazilian cities do not offer specialized service in the identification of public transportation, for people who have weaknesses in the vision. With an electronic system to identify bus lines, it intensifies social inclusion and allows the user to have more security and autonomy when boarding a bus. In Jo˜ao Pessoa-PB, a group of students built a device for individual use, which makes the bus driver be aware that there is a visual deficiency at a certain point, in Natal-RN the city has installed plaques in Braille on the platforms with the lines which operate there. This paper presents a proposal for the identification of bus lines for collective use. The main objective is the direct interaction with passengers who need the bus identification service. The system has two devices, one installed in the bus and another at the point of shipment. The identification is by means of audio in speakers, informing the passengers, at the point, the name of the line of the approaching bus. The system communicates with each other through radio frequency antennas, each device receives a microcontroller, programmed to control the flow of information between buses and the point of shipment. The line of a bus is announced the moment the bus approaches the point, then this same line is skipped, for a certain time to avoid the traffic of repeated information. The system has been tested with carriage to measure the range of the antennas as well as the functionality of the program. The program met the design requirements, but the antennas did not meet the manufacturer’s reach specifications. A greater range of communication between systems can be achieved by replacing antennas with other models where the settings are easy to adapt to the source code, however, the system worked with good audio quality and no repetitions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24532
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