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dc.creatorPizyblski, Manoela Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-03-03T19:28:16Z-
dc.date.available2021-03-03T19:28:16Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationPIZYBLSKI, Manoela Gonçalves. Estudo e análise comparativa de algoritmos de planejamento de caminho para veículos autônomos. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24523-
dc.description.abstractThe autonomous land vehicle can carry loads and people from an origin point to the destination using a system composed by its perception of the environment in which it is inserted, path planning and action. The perception covers several combined sensors able of promoting the environment perception as well as identifying objects and elements. When it comes to path planning, there are algorithms and strategies used in manoeuvres performing in the exact and safe way, following traffic rules. Regarding action, strategies of longitudinal and lateral control are present in order to move the vehicle. Specifically, the path planning is responsible for stable and comfortable user's displacement during path planning, manoeuvre and trajectory. In this work two algorithms of path planning applied to autonomous vehicles are presented, analysed, and set side by side. A map of a parking was defined representing a scenario to evaluate and compare both algorithms performances with respect to path planning and vehicles manoeuvres within parking slots.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectVeículos autônomospt_BR
dc.subjectEstudo do movimentopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectAutomated vehiclespt_BR
dc.subjectMotion studypt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.titleEstudo e análise comparativa de algoritmos de planejamento de caminho para veículos autônomospt_BR
dc.title.alternativeStudy and comparative analysis of path planning algorithms for autonomous vehiclespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO veículo terrestre autônomo pode transportar cargas e pessoas do ponto de origem ao destino por meio de um sistema composto por sua percepção do ambiente em que está inserido, planejamento de trajetória e atuação. A percepção abrange vários sensores combinados capazes de promover a percepção do ambiente, bem como identificar objetos e elementos. Quando se trata de planejamento de trajetórias, existem algoritmos e estratégias utilizadas nas manobras realizadas de forma exata e segura, obedecendo às regras de trânsito. Em relação à ação, estratégias de controle longitudinal e lateral estão presentes para movimentar o veículo. Especificamente, o planejamento do caminho é responsável pelo deslocamento estável e confortável do usuário durante o planejamento, manobra e trajetória do caminho. Neste trabalho dois algoritmos de planejamento de trajetória aplicados a veículos autônomos são apresentados, analisados e colocados lado a lado. Um mapa de um estacionamento foi definido representando um cenário para avaliar e comparar o desempenho de ambos os algoritmos com relação ao planejamento do caminho e manobras de veículos dentro das vagas de estacionamento.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9385-8545pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4626180264116829pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7877-3554pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7877-3554pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Evandro Leonardo Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4781-6782pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978036208480917pt_BR
dc.contributor.referee3Corrêa, Fernanda Cristina-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Mauricio Aparecido-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7314-0723pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6809861148605329pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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