Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24498
Título: Sistemas dinâmicos e caos: análise de mapas discretos e possibilidades de aplicação no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Dynamical systems and chaos: discrete-time analysis and application possibilities in high school
Autor(es): Mello, Cassio Kiechaloski Correia de
Orientador(es): Lisboa, Andre Fabiano Steklain
Palavras-chave: Sistemas dinâmicos diferenciais
Comportamento caótico nos sistemas
Mapeamentos (Matemática)
Órbitas
Previsão demográfica
Teoria da bifurcação
Matemática - Estudo e ensino
Differentiable dynamical systems
Chaotic behavior in systems
Mappings (Mathematics)
Orbits
Population forecasting
Bifurcation theory
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 3-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MELLO, Cassio Kiechaloski Correia de. Sistemas dinâmicos e caos - análise de mapas discretos e possibilidades de aplicação no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Neste trabalho abordamos os Sistemas Dinâmicos Discretos, analisando seus elementos e observando suas evoluções, bem como o comportamento dos mapas quando alteradas suas condições iniciais. Nosso principal foco foi o mapa logístico, o qual pode ser usado para estudo de dinâmicas populacionais. Além desse, também exploramos diversos outros mapas, com o objetivo de mostrar os pontos comuns entre diversos modelos. Com o uso dos softwares Geogebra, Maxima e Microsoft Excel, exploramos os mapas e sugerimos atividades que possibilitam o uso de tecnologia no Ensino Médio, assim como interação com outras áreas do conhecimento.
Abstract: In this work we study discrete dynamic systems, analyzing their constituents and observing their evolution, as well as the map behavior while varying their initial conditions. Our main focus is the logistic map, which can be used to study population dynamics. In addition to this, we also explore some other maps, to show common points between them. Using Geogebra, Maxima and Microsoft Excel, we explore those maps and suggest activities that enable the use of technology in high school, as well as interaction with other areas of knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24498
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemasdinamicoscaosensino.pdf12,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons