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dc.creatorGuerreiro, Marcio Trindade-
dc.date.accessioned2021-03-01T21:41:07Z-
dc.date.available2021-03-01T21:41:07Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.identifier.citationGUERREIRO, Marcio Trindade. Análise de métodos de agrupamento de dados para detecção de anomalias na precificação e categorização de peças da indústria automotiva. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24489-
dc.description.abstractThe manufacturing performance of a company to reduce costs is an extremely important action to ensure competitiveness and avoid wasting resources. The variables of processes and composition of products in the automotive industry generates a daily number of combinations of data configurations and scenarios that make their manual processing unfeasible. As a result, much of the knowledge generated ends up not being used directly in similar items, resulting in large differences in costs due to small structural and product design differences. The objective of this work is to compare the performance of clustering algorithms and provided pre-processing steps for the grouping of parts, considering physical manufacturing characteristics. Then, a costefficiency comparison of similar components is made, assisting in the decision making for the formation of strategies to reach the optimum point regarding the costs of these components. Grouping was performed using the following algorithms: K-Means, K-Medoids, Fuzzy C-Means - FCM, Hierarchical, Density Based Spatial Clustering of Applications with Noise - DBSCAN, Self Organizing Maps - SOM, Particle Swarm Optmization - PSO, Genetic Algorithm - GA and Differential Evolution - DE. As a comparison metric, the following indices were used: Sum of Squared Errors - SSE, Sum of Squares Within Clusters - SSW, Sum of Squares Between Clusters - SSB, Calinski-Harabasz - CH, WB and Silhouette index. The hierarchical algorithm was the one that obtained the best practical results, when checking the SI metric and in the general result scoring all different applied metrics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectAnálise por agrupamentopt_BR
dc.subjectProcessamento eletrônico de dadospt_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionaispt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectControle de custopt_BR
dc.subjectCluster analysispt_BR
dc.subjectElectronic data processingpt_BR
dc.subjectComputer algorithmspt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectCost controlpt_BR
dc.titleAnálise de métodos de agrupamento de dados para detecção de anomalias na precificação e categorização de peças da indústria automotivapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of data clustering methods to detect anomalies in the pricing and categorization of automotive industry partspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO desempenho de fabricação de uma empresa para redução de custos é uma ação de extrema importância para garantir a competitividade e evitar desperdício de recursos. As variáveis de processos e composição de produtos na indústria automotiva, geram diariamente uma quantidade de combinações de configurações de dados e de cenários que tornam inviável seu processamento de forma manual. Com isso, boa parte do conhecimento gerado acaba não sendo utilizado diretamente em itens similares, acarretando, por muitas vezes, em grandes diferenças de custos por pequenas diferenças estruturais e de design do produto. O objetivo desse trabalho é comparar o desempenho de algoritmos de clusterização e munido de etapas de pré-processamento para o agrupamento de peças, considerando características físicas de fabricação. Em seguida, é feita uma comparação de eficiência de custo de componentes similares, auxiliando na tomada de decisão para formação de estratégias para alcançar o ponto ótimo relativo aos custos desses componentes. Foi realizado o agrupamento através dos seguintes algoritmos: K-Means, K-Medoids, Fuzzy C-Means - FCM, Hierarquico, Agrupamento por Densidade Espacial em Aplicações com Ruido (Density Based Spatial Clustering of Applications with Noise - DBSCAN), Mapas AutoOrganizáveis (Self Organizing Maps - SOM), Otimização por Enxame de Partículas (Particle Swarm Optmization - PSO), algoritmo Genético (Genetic Algorithm - GA) e Evolução Diferencial (Differential Evolution - DE). Como métrica de comparação utilizou-se os seguintes índices: Soma dos Erros Quadráticos (Sum of Squared Errors - SSE), Soma das Distâncias Internas (Sum of Squares Within Clusters - SSW), Soma das Distâncias Externas (Sum of Squares Between Clusters - SSB), (Calinski-Harabasz - CH), o índice WB e Silhouette. O algoritmo hierárquico foi o que obteve os melhores resultados práticos, quando verificada a métrica SI e no resultado geral pontuando-se todas diferentes métricas aplicadas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0679-6957pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6967873523635268pt_BR
dc.contributor.advisor1Siqueira, Hugo Valadares-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1278-4602pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6904980376005290pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Trojan, Flavio-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2274-5321pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688457940211697pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Hugo Valadares-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1278-4602pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6904980376005290pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Carmelo Jose Albanez-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0924-5341pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9745937989094036pt_BR
dc.contributor.referee3Trojan, Flavio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2274-5321pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688457940211697pt_BR
dc.contributor.referee4Góis, Lourival Aparecido de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-9435-5472pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240013151229068pt_BR
dc.contributor.referee5Stevan Junior, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-4783-5350pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661935150054196pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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