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dc.creatorMello, Débora Amaral Taveira-
dc.date.accessioned2021-03-01T21:39:04Z-
dc.date.available2021-03-01T21:39:04Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationMELLO, Débora Amaral Taveira. Design e ergonomia na divulgação da ciência e a questão dos museus para a alfabetização científica: o caso do Museo Galileo. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24488-
dc.description.abstractScience museums have demonstrated over time through academic research an encouraging environment to awaken the desire to learn more about scientific content, bringing artifacts and concepts closer to visitors in a different way than any other media can offer. This research took place at the Museo Galileo in Florence, Italy. There, we sought to investigate how the public interacts with exhibitions in two rooms from a qualitative perspective, despite the existence of quantitative data: "The New World of Galileo" and the first room in the Interactive Area of the Museum. This field study was divided into three parts: the first consists of a non-participatory observational phase, analyzing how visitors behave in the room where the notable artifacts and studies by Galileo Galilei are found. In this stage, data were collected from 203 people and their actions. From these data, it was possible to direct the second phase of the research to one of the rooms in the Interactive Area, in which data were collected from 210 visitors and how they interacted with the models available at the exhibition, this research was also observational and non-participatory. With these data, it was possible to understand the need for further studies on two exposed models that did not allow interaction: the models that presented the Eudoxus’ System and the Ptolemy’s System. The second phase consisted of interviews involving 22 visitors, analyzing their understanding of the models. Finally, a modification is proposed according to aspects of ergonomic design. This serves as a reflection for those who intend to develop scientific models or to design exhibitions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectMuseus - Exposiçõespt_BR
dc.subjectMuseus de ciênciapt_BR
dc.subjectCiência - Exposiçõespt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectMuseum exhibitspt_BR
dc.subjectScience museumspt_BR
dc.subjectScience - Exhibitionspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHuman engineeringpt_BR
dc.titleDesign e ergonomia na divulgação da ciência e a questão dos museus para a alfabetização científica: o caso do Museo Galileopt_BR
dc.title.alternativeDesign and ergonomics in the dissemination of science and the issue of museums for scientific literacy: the case of Museo Galileopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoOs museus de ciência têm se demonstrado ao longo do tempo, através de pesquisas acadêmicas, um ambiente promissor para despertar o desejo de aprender mais sobre conteúdos científicos, trazendo para perto dos visitantes artefatos e conceitos de uma maneira diferente que qualquer outra mídia pode oferecer. Esta pesquisa ocorreu no Museo Galileo em Florença na Itália. Lá buscou-se investigar como se dá a interação do público com exposições em duas salas por uma perspectiva qualitativa, apesar de existirem dados quantitativos: "O Novo Mundo de Galileu" e a primeira sala da Área Interativa do Museu. Este estudo de campo foi dividido em três partes: a primeira constituída por uma fase observacional não participativa, analisando como os visitantes se comportam na sala onde se encontram os principais artefatos e estudos de Galileu Galilei. Nesta etapa, coletou-se dados de 203 pessoas e suas ações. A partir desses dados, foi possível direcionar a segunda fase da pesquisa para uma das salas da Área Interativa, no qual foram coletados dados de 210 visitantes e como eles interagiram com os modelos disponíveis na exposição, esta pesquisa também foi observacional e não participativa. Com estes dados foi possível compreender a necessidade de estudos adicionais sobre dois modelos expostos e que não permitiam interação: os modelos que apresentavam o Sistema Eudoxus e o Sistema de Ptolomeu. A segunda fase foi constituída por entrevistas envolvendo 22 visitantes, analisando sua compreensão a respeito dos modelos. Por fim se propõe uma modificação segundo aspectos do design ergonômico. Isso serve como uma reflexão para aqueles que pretendem desenvolver modelos científicos ou pretendem projetar exposições.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0418-1713pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7861922360633754pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3724-5373pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1548-5739pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3724-5373pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486pt_BR
dc.contributor.referee2Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7528954595127003pt_BR
dc.contributor.referee4Melo, Marcos Gervânio de Azevedo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2677-2338pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969818415228417pt_BR
dc.contributor.referee5Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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