Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Marcio José-
dc.date.accessioned2017-09-20T16:37:49Z-
dc.date.available2017-09-20T16:37:49Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.citationALVES, Marcio José. O Problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2447-
dc.description.abstractThis present study approach “the problem of uncertainty in the measure of the high school” and propose a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) about the matter. The objective of this pedagogical proposal is to introduce concept related to the uncertainties inherent to the measurement processes, knowledge considered essential for a better understanding of the quantitative experiments. Participants of this study were Physics students from the 1st year of high school at the Adélia Dionísia Barbosa State School, in Londrina, Paraná State. The main findings of this study are: (i) it is possible to introduce concepts related to the uncertainties inherent in the measurement process in basic education; (ii) the PMTU and the experimentation, based on scientific education research, which also includes physics teaching, can contribute to the meaningful learning of the physical concepts and to the motivation of students in high school physics classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.relation.urihttp://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210889pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMediçãopt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMensurationpt_BR
dc.subjectConceptspt_BR
dc.titleO problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe measurent uncertainty problem in high school: a proposal for teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda “o problema da incerteza na medida no ensino médio” e propõe uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS) acerca do assunto. O objetivo desta proposta pedagógica é introduzir conceitos relativos às incertezas inerentes ao processo de medição, conhecimento visto como essencial para uma melhor compreensão dos experimentos quantitativos, e por consequência dos conceitos físicos. Participaram desse estudo alunos de Física do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa, lotado no município de Londrina, no estado do Paraná. As principais constatações deste trabalho são: (i) é possível introduzir conceitos relativos às incertezas inerentes ao processo de medição, no ensino básico; (ii) as UEPS e a experimentação, alicerçadas por investigações da Educação Científica, que também abarcam o ensino de Física, podem contribuir para a aprendizagem significativa dos conceitos físicos e para a motivação dos alunos nas aulas de física do ensino médio.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2508273098175658pt_BR
dc.contributor.advisor1Laburú, Carlos Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608531416003323pt_BR
dc.contributor.referee1Fujii, Américo Tsuneo-
dc.contributor.referee2Toginho Filho, Dari de Oliveira-
dc.contributor.referee3Camargo Filho, Paulo Sérgio de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUELpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísicapt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UEL_MNPEF_M_Alves, Marcio José_2016.pdf4,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.