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dc.creatorRamos, Leticia Pedroso-
dc.date.accessioned2021-02-28T00:58:14Z-
dc.date.available2021-02-28T00:58:14Z-
dc.date.issued2020-09-15-
dc.identifier.citationRAMOS, Leticia Pedroso. Relação entre o índice de desenvolvimento da educação básica e os valores do Programa Dinheiro Direto na Escola: uma análise nas escolas municipais de Piracicaba/SP. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24457-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Piracicaba (SP)pt_BR
dc.subjectEducação básica - Indícespt_BR
dc.subjectPrograma Dinheiro Direto na Escolapt_BR
dc.subjectEducation - Piracicaba (SP)pt_BR
dc.subjectBasic education - Indexespt_BR
dc.titleRelação entre o índice de desenvolvimento da educação básica e os valores do Programa Dinheiro Direto na Escola: uma análise nas escolas municipais de Piracicaba/SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como propósito de estudo o repasse financeiro pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE) e a relação deste com o Índice da Educação Básica (Ideb). O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre os recursos recebidos via PDDE e as notas obtidas no Ideb pelas escolas públicas municipais de Piracicaba, SP para o recorte histórico dos anos de 2013, 2015 e 2017, no qual foram abordados os principais conceitos de: financiamento educacional, Ideb, PDDE e a relação entre indicadores educacionais e o financiamento educacional. O estudo analisou os dados de PDDE e de Ideb de 33 escolas municipais de Piracicaba/SP que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em conformidade com a disponibilidade dos dados no FNDE. Os resultados auferidos indicaram que as metas propostas em relação ao Ideb foram alcançadas pelas escolas do município de Piracicaba/SP, no qual as escolas com as menores notas apresentaram similaridades nas ausências de bibliotecas e de laboratórios de ciências. Não se observou uma relação direta entre os recursos financeiros provenientes do PDDE e as notas do Ideb, não indicando, portanto, uma influência dos recursos financeiros na qualidade da educação. Também não foram observadas relações entre os repasses financeiros do PDDE e notas do Ideb nas diferentes regiões de Piracicaba/SP. Indica-se que a qualidade da educação brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental possui influência de outros fatores ao invés do montante de recursos financeiros disponibilizados pelo PDDE.pt_BR
dc.degree.localItapetiningapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Eduardo Bernardes de-
dc.contributor.referee1Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de-
dc.contributor.referee2Castro, Eduardo Bernardes de-
dc.contributor.referee3Basseto, Luci Ines-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
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