Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24456
Título: Políticas públicas voltadas para a terceira idade
Autor(es): Ferreira, Letícia Ribeiro
Orientador(es): Myszczuk, Ana Paula
Palavras-chave: Envelhecimento
Qualidade de vida
Idosos - Política governamental
Aging
Quality of life
Older people - Government policy
Data do documento: 23-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Letícia Ribeiro. Políticas públicas voltadas para a terceira idade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho consiste em um compilado das políticas públicas voltadas para a terceira idade no Brasil. Segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2060, o percentual de idosos no país passará dos atuais 9,83% para 25,49%, ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso. Envelhecer é inevitável, tendo em vista que num futuro próximo as cidades brasileiras terão que estar preparadas para atender uma população cada vez maior de idosos, este estudo buscou fazer uma análise das políticas públicas disponíveis para a população da terceira idade no Brasil, com o objetivo de verificar quais políticas públicas voltadas para a terceira idade já foram implementadas no município de Itapetininga e identificar o que pode ser feito no município para melhorar a qualidade de vida da população idosa. O procedimento técnico adotado foi a pesquisa bibliográfica e também a pesquisa documental para buscar informações de censo demográfico. Quanto a abordagem, o estudo teve viés qualitativo, e quanto a natureza foi uma pesquisa aplicada. Neste trabalho verifica-se que há diversas políticas públicas voltadas para a terceira idade no Brasil, o próprio Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), foi um grande avanço para garantir os direitos dos idosos, no entanto, no ranking de 2015 das condições de vida da população idosa da HelpAge Internacional o Brasil ficou em 56ª posição entre 96 países. Este ranking mostrou que em questões de renda os idosos brasileiros se sentem seguros, neste quesito o Brasil ficou em 13º entre 96 países, porém, no quesito “ambiente favorável para os idosos” o Brasil ficou em 87º entre 96 países. O objetivo deste trabalho foi verificar as políticas públicas voltadas para idosos no município de Itapetininga, e foi verificado que há diversos serviços disponíveis para a população de terceira idade no município, são eles: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS); Conselho Municipal do idoso (CMI); Promotoria do Idoso; Lar São Vicente de Paula; Espaço da Melhor Idade; Programa de Atendimento à Pessoa Idosa (PAPI); Centro Dia do Idoso; Vila Dignidade; e nos Jogos Regionais do Idoso foi verificado que no último ano houve 50 participantes. O problema encontrado é que esses serviços não são divulgados e é difícil encontrar informações sobre eles. No site da prefeitura esses serviços não são divulgados, também não foi possível contato com a prefeitura de Itapetininga para verificar como esses serviços funcionam, e como os idosos podem acessá-los. Para melhorar a gestão, a prefeitura de Itapetininga precisa entender que além de prestar o serviço é necessário divulgar e atender a população.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24456
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_VII_2019_27.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.