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Título: A política de promoção do turismo para o desenvolvimento local: o caso da cidade de Tatuí/SP
Título(s) alternativo(s): The tourism promotion policy for local development: the case of the city of Tatuí/SP
Autor(es): Sebastião, Jean Vinicios
Orientador(es): Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Palavras-chave: Administração muniipal - Tatuí (SP)
Política pública
Desenvolvimento econômico
Turismo - Tatuí (SP)
Municipal government -Tatuí (SP)
Public policy
Economic development
Tourism - Tatuí (SP)
Data do documento: 23-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SEBASTIÃO, Vinicios Jean. A política de promoção do turismo para o desenvolvimento local: o caso da cidade de Tatuí/SP. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A gestão pública do turismo tem avançado no Brasil devido a sua importância socioeconômica; pois segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo no segundo semestre de 2019, a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil no ano de 2018 foi de 6,62 milhões pessoas, sendo que a receita cambial gerada por esses turistas chegou ao patamar de 5,92 bilhões de dólares em 2018. Ainda, segundo dados do Ministério do Turismo com base em informações coletadas pelo Departamento de Polícia Federal nos postos de fiscalização de migração e fronteira, o Brasil possui uma entrada de turistas estrangeiros, relativamente estagnada entre o período de 2014 a 2018; estagnação que não diminui a importância do setor; ficando o Brasil sempre em uma média variável entre 6,43 a 6,62 milhões de turistas estrangeiros. A nível municipal é preciso analisar a Política de Promoção do Turismo para o Desenvolvimento Local para que possamos entender a sistemática de fomento a atividade turística, já que o turismo acontece nas cidades; onde o turista faz uso de serviços de hospedagem, alimentação, dentre outros serviços. A exemplo, do potencial turístico dos municípios verificaremos ao longo deste trabalho que o Estado de São Paulo possui duzentos e doze municípios vocacionados ao turismo; que geram emprego e renda. Assim, o presente estudo tem como objetivo central analisar quais ações estão sendo implementadas para potencializar o desenvolvimento turístico do município de Tatuí (SP). Para tanto, esse estudo partiu do debate teórico sobre turismo e o ciclo de políticas públicas para o desenvolvimento turístico dos municípios, constatando que a temática geral sobre políticas públicas de modo geral, tornou-se pujante apenas a partir de 1960 e que os aspectos da Política Pública de Turismo no Brasil e do Estado de São Paulo com mais afinco e estrutura governamental própria, datam da década de 2000. Metodologicamente, essa pesquisa se caracteriza por ser exploratória, descritiva e analítica. A partir do estudo de caso da cidade de Tatuí (SP), descreveu-se os principais aspectos da atual política de turismo municipal e, posterior, foi feita pesquisa online com os principais gestores da política de turismo local, para analisar principalmente, as prioridades do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí/SP (2016- 2022). Também foram mapeados os principais indicadores econômicos do setor turístico local. Os resultados mostraram que Tatuí possuí vinte e sete prioridades para fomentar a atividade turística, divididas em três categorias de maneira hierárquica: essenciais, importantes e desejáveis concebíveis deste 2016. E, que a cidade possui bons indicadores a nível de IDH, e ocupações formais geradas em atividades características do turismo, tais como: meios de hospedagem, alimentação, transporte, entre outros serviços necessários para atender aos turistas. Devendo seu Plano de Desenvolvimento Turístico ser revisto após o ano de 2022 a fim de realizar ajustes necessários para a elaboração de um novo plano. Por fim, o estudo visou contribuir com a administração municipal, pois neste trabalho é possível vislumbrar um panorama da gestão pública do turismo local.
Abstract: Public management of tourism has advanced in Brazil due to its socioeconomic importance; because according to data released by the Ministry of Tourism in the second half of 2019, the arrival of foreign tourists to Brazil in the year 2018 was 6.62 million people, and the foreign exchange revenue generated by these tourists reached the level of 5.92 billion of dollars in 2018. Also, according to data from the Ministry of Tourism based on information collected by the Federal Police Department at migration and border inspection posts, Brazil has an influx of foreign tourists, relatively stagnant between the period 2014 to 2018; stagnation that does not diminish the importance of the sector; with Brazil always averaging between 6.43 and 6.62 million foreign tourists. At the municipal level, it is necessary to analyze the Policy for the Promotion of Tourism for Local Development só that we can understand the system of promoting tourism, since tourism takes place in cities; where the tourist makes use of lodging, food and other services. For example, from the tourist potential of the municipalities, we will verify throughout this work that the State of São Paulo has two hundred and twelve municipalities dedicated to tourism; that generate jobs and income. Thus, the present study has the central objective of analyzing which actions are being implemented to enhance the tourism development of the municipality of Tatuí (SP). To this end, this study started from the theoretical debate on tourism and the cycle of public policies for the tourism development of the municipalities, noting that the general theme on public policies in general, became strong only from 1960 and that aspects of Public Tourism Policy in Brazil and in the State of São Paulo with more determination and its own governmental structure, date from the 2000s. Methodologically, this research is characterized by being exploratory, descriptive and analytical. From the case study of the city of Tatuí (SP), the main aspects of the current municipal tourism policy were described and, subsequently, an online survey was conducted with the main managers of the local tourism policy, to analyze mainly the priorities of the Tourism Development Plan of Tatuí/SP (2016-2022). The main economic indicators of the local tourism sector were also mapped. The results showed that Tatuí has twenty-seven priorities for promoting tourism, divided into three categories in a hierarchical manner: essential, important and desirable conceivable from 2016. And, that the city has good HDI indicators, and formal occupations generated in activities characteristic of tourism, such as: means of accommodation, food, transportation, among other services necessary to serve tourists. The Tourism Development Plan should be revised after the year 2022 in order to make necessary adjustments for the elaboration of a new plan. Finally, the study aimed to contribute to the municipal administration, as in this work it is possible to glimpse a panorama of the public management of local tourism.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24454
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