Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24452
Título: Os benefícios eventuais sócioassistenciais e as contradições sobre sua aplicação: análise referente ao município de Itapetininga
Autor(es): Nanini, Henrique Antonio
Orientador(es): Mânica, Ricardo
Palavras-chave: Assistência social - Itapetininga (SP)
Sistema Único de Assistência Social (Brasil)
Autonomia
Charities - Itapetininga (SP)
Autonomy
Data do documento: 5-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NANINI, Henrique Atntonio. Os benefícios eventuais sócioassistenciais e as contradições sobre sua aplicação: análise referente ao município de Itapetininga. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Primeiramente, esta monografia apresenta importantes fundamentos que direcionaram as bases que justificam a construção das intervenções estatais no campo sócioassistencial e econômico ao longo dos três últimos séculos, observando-se para tal um cenário desenvolvido globalmente. Concorreram para a consecução destes processos os efervescentes movimentos de classes menos abastadas da sociedade, bem como sua representatividade perante os sistemas de governo, acarretando-se, portanto, a formulação de legislações específicas e a vinculação às Constituições que adotam o acesso a direitos fundamentais em seus conteúdos. Este constructo permite-nos a compreensão acerca das políticas públicas sócioassistenciais instaladas no Brasil através da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), havendo a consequente materialização de ambas através da implantação das intervenções promovidas pelo seu Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todo o território nacional. Estes, por sua vez, subsidiam a empregabilidade dos Benefícios Eventuais para sanar vulnerabilidades pontuais, correlacionando-os as demais ofertas desta política, a qual também apresenta como principal finalidade a intensificação da autonomia dos indivíduos e a desconstrução dos ciclos de vulnerabilidade social. Todavia, para que se obtenha os resultados almejados por esta política em sua plenitude, faz-se necessário certo alinhamento e integração entre os gestores e executores desta política e os usuários finais deste sistema sócioassistencial. Portanto, após a focalização amostral realizada frente o município de Itapetininga – SP (Cidade onde a estruturação desta política encontra-se em fase avançada de edificação), utiliza-se a priori mecanismos de pesquisa, os quais possibilitaram a coleta de dados que sinalizaram o perfil populacional, seu modo de acesso os benefícios sócioassistenciais elencados e suas respectivas compreensões sobres estes. Por fim, de acordo com os resultados expostos, conclui-se que neste processo de solidificação dos Direitos Sócioassistenciais e desta política ainda ocorrem severos conflitos entre os objetivos finalísticos previstos e os serviços e atividades ofertados no âmbito da Assistência Social, incorrendo-se em muitas ocasiões no paradigma assistencialista e na falta de compreensão deste campo de atuação por parte da sociedade como um todo. Neste contexto amostral, verificar-se-á a procura populacional por esta política para a consecução de resoluções imediatistas e pontuais, desconsiderando-se as demais intervenções que permeiam esta política e que oportunizam a longo prazo o desenvolvimento autonômico dos indivíduos e o rompimento com os ciclos de pobreza em todos os aspectos que o compõem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24452
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_VII_2019_17.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.