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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Claudia Maria-
dc.date.accessioned2021-02-28T00:30:59Z-
dc.date.available2021-02-28T00:30:59Z-
dc.date.issued2020-11-12-
dc.identifier.citationSOARES, Cláudia Maria. Escolas municipais urbanas e “rurais”: uma análise sobre a infraestrutura escolar na microrregião de Itapetininga/SP (2012 e 2018). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24451-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscolas urbanas - Itapetininga (SP)pt_BR
dc.subjectEscolas rurais - Itapetininga (SP)pt_BR
dc.subjectAdministração municipalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectUrban schools - Itapetininga (SP)pt_BR
dc.subjectRural schools - Itapetininga (SP)pt_BR
dc.subjectMunicipal governmentpt_BR
dc.subjectTecnologypt_BR
dc.titleEscolas municipais urbanas e “rurais”: uma análise sobre a infraestrutura escolar na microrregião de Itapetininga/SP (2012 e 2018)pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as escolas municipais urbanas e do campo no que diz respeito à infraestrutura escolar nos municípios de Alambari, Angatuba, Guareí, Itapetininga, urbes da microrregião de Itapetininga-SP. O lócus da pesquisa foi escolhido com base na área de atuação profissional e social da autora e com base na definição geopolítica da microrregião de Itapetininga (SP). O objetivo geral, dentro do recorte histórico definido, foi analisar a infraestrutura escolar levantada no âmbito das escolas municipais da microrregião indicada e, a partir desta análise, apontar a existência ou não de diferenças entre as infraestruturas das escolas do campo em relação às do espaço urbano. Para o alcance deste objetivo e direcionamento à resposta da questão problema, este estudo está disposto sobre os seguintes objetivos específicos: caracterizar os dados de infraestrutura escolar das escolas municipais dos municípios integrantes da microrregião de Itapetininga e realizar uma análise comparativa das conjunturas da infraestrutura escolar urbana e rural. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa classifica-se em exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada por se utilizar de documentos para a coleta de dados, pois busca compreender de forma mais aprofundada este cenário. O estudo atravessou dois governos politicamente diferenciados, o recorte histórico adotado foi do ano de 2012, final da metade de um governo, até a primeira metade da última gestão 2018/2020. Concluiu-se que a gestão pública municipal dos municípios pesquisados neste estudo exibe no que alcança dados sobre infraestrutura das escolas urbanas em comparação às escolas do campo, dados que se inclinam para um favorecimento à escola urbana, ratificando estudos anteriores que abordam a precarização da escola do campo.pt_BR
dc.degree.localItapetiningapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Eduardo Bernardes de-
dc.contributor.referee1Carvalho, Hilda Alberton-
dc.contributor.referee2Castro, Eduardo Bernardes de-
dc.contributor.referee3Lima, Isaura Alberton-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
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