Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24334
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Denise Eduarda Roberto Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-21T00:47:31Z | - |
dc.date.available | 2021-02-21T00:47:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-08 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Denise Eduarda Roberto Fernandes. Análise de plataformas de streaming de vídeos e sua relação com TIC no ensino de ciências para a educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24334 | - |
dc.description.abstract | New digital technologies are increasingly present in the life of society and in the teaching of Natural Sciences, making teachers acquire new skills and understand new ways of working with these tools in the classroom. Digital platforms emerge with the intention of entertaining and condensing information in one place from Internet access. The video streaming platforms have proved to be a unique resource in the educational field, bringing both benefits to teachers and students in the scope of expanding teaching methodologies. The objective of this work was to analyze how video streaming platforms (TV Escola, Prime Vídeo, Youtube Edu and Netflix) can help in the teaching-learning relationship in the discipline of Natural Sciences of elementary school, as a tool to assist in the preparation of classes , based on the analysis of the positive and negative aspects of each platform facing the school environment. An analysis of the platforms was proposed by means of questions regarding ease of access, paid or free access, available resources, titles available, among others. Prime Video and Netflix platforms are accessed through a subscription plan and are not exclusively for educational use, but include in their collection videos that can be used by the teacher in the school environment. The Youtube Edu and TV Escola platforms are free and offer several videos for the teacher to use in the classroom, subject to planning and compatibility with the objectives of the class. The Youtube Edu and TV Escola platforms proved to be more apt to be used in the classroom by the teacher, as it contains a series of films / documentaries / series / experiment channels / video-classroom channels for the teacher to plan his classes and include such features in your lesson plan. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia streaming (Telecomunicação) | pt_BR |
dc.subject | Vídeos para Internet | pt_BR |
dc.subject | Comunicação e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Streaming technology (Telecomunication) | pt_BR |
dc.subject | Internet videos | pt_BR |
dc.subject | Communication and technology | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | Análise de plataformas de streaming de vídeos e sua relação com TIC no ensino de ciências para a educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of video streaming platforms and their relationship with TIC in the teaching of science for basic education | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | As novas tecnologias digitais estão cada dia mais presentes na vida da sociedade e no ensino de Ciências da Natureza, fazendo com que os professores adquiram novas habilidades e compreendam novos meios de trabalhar estas ferramentas em sala de aula. As plataformas digitais surgem com o intuito de entreter e de condensar as informações em um só lugar a partir do acesso pela internet. As plataformas de streaming de vídeos, tem se mostrado um recurso ímpar no campo educacional, trazendo tanto benefícios para os professores quanto para os alunos no âmbito de ampliar as metodologias de ensino. O objetivo deste trabalho foi analisar como as plataformas de streaming de vídeos (TV Escola, Prime vídeo, Youtube Edu e Netflix) podem auxiliar na relação ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências da Natureza do ensino fundamental, como ferramenta para auxiliar na preparação de aulas, tendo como base a análise dos aspectos positivos e negativos de cada plataforma frente ao ambiente escolar. Foi proposto a análise das plataformas mediante quesitos referentes a facilidade no acesso, acesso pago ou gratuito, recursos disponíveis, títulos disponíveis entre outros. As plataformas Prime Video e Netflix são acessadas mediante plano de assinatura e não são de uso exclusivo educacional, mas contemplam em seu acervo vídeos que podem ser usados pelo professor no ambiente escolar. As plataformas Youtube Edu e TV Escola são gratuitas e oferecem diversos vídeos para o professor utilizar em sala de aula, mediante planejamento e compatibilidade com os objetivos da aula. As plataformas Youtube Edu e TV Escola se mostraram mais aptas a serem usadas em sala de aula pelo professor, pois contém uma série de filmes/documentários/ séries/canais de experimentos/ canais de vídeo-aula para que o docente planeje suas aulas e inclua tais recursos em seu plano de aula. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Godoi, Walmor Cardoso | - |
dc.contributor.referee1 | Godoi, Walmor Cardoso | - |
dc.contributor.referee2 | Myszczuk, Ana Paula | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Ricardo Fernandes da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_16.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.