Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24331
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Kato, Eugenia Hatsue | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-21T00:26:59Z | - |
dc.date.available | 2021-02-21T00:26:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
dc.identifier.citation | KATO, Eugenia Hatsue. Um relato sobre a experiência de aulas remotas em uma turma do 5º ano do ensino fundamental durante o período de pandemia por COVID-19. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24331 | - |
dc.description.abstract | The research presents a case study on experiences and digital objects used in the first eight weeks of remote classes at the São Paulo City Hall, in a class of the fifth year of elementary school, in times of social isolation, due to the disease pandemic COVID- 19. The activities, content and pedagogical practices that took place in school environments in person, quickly needed to be reworked and adapted on the G Suite For Education platform of the company Google. The classes in face-to-face spaces, started to be in a virtual environment with activities and tasks at a distance and remote classes, in some moments synchronously and in others asynchronous. Google applications made available to students and teachers in the virtual learning environment have been and are still being used frequently and with support for scripts and content planning based on the curriculum of the City of São Paulo and the Fifth Year Learning Tracks Notebook. The activities with didactic transposition and with online classes supported by the Google platform enabled the Case Study and the verification of the participation of the Students according to their possibilities of access with the participation of twenty students of the twenty-four enrolled, being the access of these students something positive and relevant due to the sudden way that COVID- 19 interrupted the face-to-face classes of this elementary school class, these participations in the experiences of remote classes and in Google apps show a way for 5th grade students with teachers to expand research and future evaluations in this new teaching reality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Doenças por coronavírus | pt_BR |
dc.subject | Recursos eletrônicos de informação | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Pandemics | pt_BR |
dc.subject | Coronavirus diseases | pt_BR |
dc.subject | Electronic information resources | pt_BR |
dc.title | Um relato sobre a experiência de aulas remotas em uma turma do 5º ano do ensino fundamental durante o período de pandemia por COVID-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | An experience of the eight weeks of remote classes in the city of São Paulo in a class of 5th grade of elementary school 1 | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa apresenta um estudo de caso sobre vivências e objetos digitais utilizados nas oito primeiras semanas de aulas remotas na Prefeitura de São Paulo, em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, em tempos de isolamento social, pela pandemia da doença COVID-19. As atividades, conteúdos e práticas pedagógicas que aconteciam em ambientes escolares de maneira presencial, rapidamente precisaram ser reelaboradas e adaptadas na plataforma do G Suite For Education da empresa Google. As aulas em espaços presenciais, passaram a ser em ambiente virtual com atividades e tarefas a distância e aulas remotas, em alguns momentos de forma síncrona e em outros assíncrona. Os aplicativos da Google disponibilizados para estudantes e docentes no ambiente virtual de aprendizagem foram e ainda estão sendo utilizados com frequência e com apoio de roteiros e planejamento de conteúdos embasados no Currículo da Cidade de São Paulo e no Caderno Trilhas de Aprendizagens do quinto ano. As atividades com transposição didática e com aulas on-line apoiadas pela plataforma da Google possibilitaram o Estudo de caso e a verificação da participação dos Estudantes conforme suas possibilidades de acesso com a participação de vinte estudantes dos vinte e quatro matriculados, sendo os acessos desses estudantes algo positivo e relevante pela maneira brusca que a COVID-19 interrompeu as aulas presenciais dessa turma de Ensino Fundamental 1, essas participações nas vivências das aulas remotas e nos aplicativos da Google mostram um caminho dos estudantes da Turma de 5º ano com professores para ampliar pesquisas e futuras avaliações nessa nova realidade de ensino. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brittes, Marisangela Pacheco | - |
dc.contributor.referee1 | Brittes, Marisangela Pacheco | - |
dc.contributor.referee2 | Bueno, Paulo Roberto | - |
dc.contributor.referee3 | Borges, Simone de Sousa | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_19.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.