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Título: Utilização das TIC’s na educação infantil: contribuições e desafios para o planejamento das práticas de ensino
Título(s) alternativo(s): Use of ICTs in early childhood education: contributions and challenges for planning teaching practices
Autor(es): Santana, Eusiane Lopes de
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Crianças - Educação
Cidadania
Comunicação e tecnologia
Tecnologia de informação
Children - Education
Citizenship
Communication and technology
Information technology
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTANA, Eusiane Lopes. Título do trabalho: Utilização das TIC’s na educação infantil: contribuições e desafios para o planejamento das práticas de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar as diversas maneiras que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) podem ser trabalhadas na Educação Infantil, com alunos entre 3 e 5 anos de idade, proporcionando, por meio das práticas de ensino, a formação de cidadãos críticos e conscientes. A pesquisa de campo teve enfoque qualitativo e abordagem exploratória, buscando familiarizar a temática aos entrevistados, deixando-a explícita para a construção de hipóteses. Este estudo iniciou-se com levantamentos bibliográficos e, como forma de coletar esses dados, foram utilizados os principais referenciais teóricos, como: Kenski (2012), Almeida; Prado (1999), Moran (2009), Freire (1987 e 2006). Após o aprofundamento das leituras, foi elaborado um questionário com perguntas dissertativas e de múltipla escolha, que buscasse responder a seguinte indagação: em meio à exposição das crianças às novas tecnologias, como direcionar práticas de ensino que busquem formar cidadãos críticos e conscientes? O questionário foi destinado a vinte professores de uma rede municipal de ensino do Estado de São Paulo e, quinze efetivaram a entrevista. Buscou-se verificar as perspectivas destes profissionais quanto a inclusão da tecnologia em suas práticas pedagógicas, como também, fomentar a reflexão sobre a influência dos recursos tecnológicos no ambiente escolar e no processo de aprendizagem dos educandos. Esta pesquisa revelou o quanto a inclusão das TIC’s, desde a Educação Infantil, favorece o processo de ensino-aprendizagem em melhores níveis qualitativos para a formação do indivíduo autônomo e crítico.
Abstract: his study aims to identify the different ways that Information and Communication Technologies (ICTs) can be used in Early Childhood Education, with students between 3 and 5 years of age, providing, through teaching practices, the formation of critical and concerned citizens. The field research had a qualitative focus and an exploratory approach, seeking to familiarize the subject with the interviewees, making it explicit for the construction of hypotheses. This study started with bibliographic surveys and the main theoretical references used for data collection were Kenski (2012), Almeida; Prado (1999), Moran (2009), Freire (1987 and 2006). Afterwards, a questionnaire with dissertation and multiple-choice questions was prepared to answer the following question: amid the exposure of children to new technologies, how to direct teaching practices that seek to form critical and concerned citizens? The questionnaire was aimed at twenty teachers from a municipal education system in the State of São Paulo, and fifteen answered the interview. The objective was to verify the perspectives of these professionals regarding the inclusion of technology in their pedagogical practices, as well as to encourage reflection on the influence of technological resources in the school environment and in the students’ learning process. This research revealed how much the inclusion of ICTs, since Early Childhood Education, favors the teaching-learning process at better qualitative levels for the formation of autonomous and critical individuals.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24330
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