Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24327
Título: O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas
Título(s) alternativo(s): The work with digital technologies in the classroom from the Active Methodologies perspective
Autor(es): Sousa, Gabriela Rodrigues de
Orientador(es): Oliveira, Oséias Santos de
Palavras-chave: Prática de ensino
Tecnologia educacional
Educação - Metodologia
Aprendizagem ativa
Student teaching
Educational technology
Educations - Methodology
Active learning
Data do documento: 29-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUSA, Gabriela Rodrigues de. O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema as experiências educacionais que trabalham sob a perspectiva das Metodologias Ativas utilizando-se das Tecnologias Digitais. O objetivo geral é delimitado em compreender em que medida é possível a reorientação e a reorganização das práticas pedagógicas a partir das Metodologias Ativas, com enfoque na utilização das novas Tecnologias Digitais. Quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa parte de abordagem qualitativa, por meio de estudo bibliográfico pautado na produção da área da educação e tecnologias, apoiado em análise documental de experiências pedagógicas encontradas em repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REAs). A perspectiva teórica tem suas bases conceituais estabelecidas em torno de enfoques como: prática pedagógica, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais. As discussões são sustentadas a partir de autores como Franco (2012), Pacheco (2014), Moran (2018), Vasconcellos (2002), Althaus e Bagio (2017) e Fantin e Rivoltella (2010), a fim de trazer uma reflexão sobre a necessidade de transformação das práticas em sala de aula, questionando o modelo hegemônico de escola que conhecemos. A apresentação e discussão dos dados tem um recorte em experiências educacionais pautadas nas Tecnologias Digitais voltadas a uma perspectiva ativa de ensino-aprendizagem, tornando possível, ao final deste trabalho, a apresentação de uma proposição do uso de uma Metodologia Ativa com apoio das Tecnologias Digitais. Trata-se de uma proposição de inserção de TDIC em conteúdos de geografia, no tema “Paisagem”, que se pauta na BNCC a partir de uma perspectiva ativa. Conclui-se que é necessário manter um debate na academia, em especial nos cursos de formação docente e trazer, também, para o contexto escolar, a discussão e a reflexão sobre as possibilidades de transformação das práticas pedagógicas como meio de alcançar uma aprendizagem significativa, sob a perspectiva das Metodologias Ativas.
Abstract: This research has the educational experiences that work under the perspective of Active Methodologies using Digital Technologies as its main subject. The general objective is delimited in understanding to what extent it is possible to reorient and reorganize pedagogical practices based on Active Methodologies, focusing on the use of new Digital Technologies. Regarding the methodological procedures, this research starts from a qualitative approach, through a bibliographic study based on the production of the area of education and technologies, supported by documentary analysis of pedagogical experiences found in Open Educational Resources (OER) repositories. The theoretical perspective has its conceptual bases established around approaches such as: pedagogical practice, Active Methodologies and Digital Technologies. The discussions are supported by authors such as Franco (2012), Pacheco (2014), Moran (2018), Vasconcellos (2002), Althaus and Bagio (2017) and Fantin and Rivoltella (2010), in order to bring a reflection on the need of a transformation of practices in classrooms, questioning the hegemonic school model we have known. The presentation and discussion of the data is based on educational experiences based on Digital Technologies aimed at an active teaching-learning perspective, making it possible, at the end of this work, to present a proposal for the use of an Active Methodology with the support of Digital Technologies. It is a proposal to insert TDIC in geography content, in the theme “Landscape”, which is based on the BNCC from an active perspective. We conclude that it is necessary to maintain a debate in the academy, especially in teacher training courses and also bring to the school context the discussion and reflection on the possibilities of transforming pedagogical practices as a means of achieving meaningful learning, from the perspective of Active Methodologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24327
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_23.pdf460,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.