Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Giliane Maria dos-
dc.date.accessioned2021-02-20T01:44:36Z-
dc.date.available2021-02-20T01:44:36Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Giliane Maria dos. Tecnologias da Informação e Comunicação: apropriações na prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental I. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24326-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how the teachers of Elementary School I have combined pedagogical practice with the Information and Communication Technologies currently available. The study is the result of a bibliographic research focused on a study by authors such as Kenski (2001), Moran (2013, 2017), Schuhmacher (2017) and Tezani (2011) among others. The documentary approach was structured based on the exploration of lesson plans of teachers who work in Elementary School I in a Basic Education School in the state of Santa Catarina, located in the municipality of Rio Negrinho. From the analysis carried out, it is evident that the great challenge of the education professional is to know how to use technological tools in order to achieve meaningful learning that aims to intensify the teaching process and at the same time work on the critical view on technologies. For this to occur, it is necessary for the teacher to have technical and pedagogical mastery, as technologies are more present and increasingly understood by students than by teachers, who often face it with an obstacle to be overcome. It is necessary that the theme of the use of technologies be inserted in the teaching planning processes and in the daily context of the school context, based on the broad understanding that these constitute tools that facilitate the pedagogical process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.titleTecnologias da Informação e Comunicação: apropriações na prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeInformation and Communication Technologies: Appropriations in the pedagogical practice of elementary school teachers Ipt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como as docentes do Ensino Fundamental I têm aliado a pratica pedagógica com as Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis na atualidade. O estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica teve seu enfoque pautado por estudo de autores como Kenski (2001), Moran (2013, 2017), Schuhmacher (2017) e Tezani (2011) dentre outros. O enfoque documental se foi estruturado a partir da exploração de planos de aula de professores que atuam no Ensino Fundamental I em uma Escola de Educação Básica da rede estadual de Santa Catarina, localizada no município de Rio Negrinho. A partir da análise realizada fica evidente que o grande desafio do profissional da educação consiste em saber como utilizar as ferramentas tecnológicas de forma a atingir uma aprendizagem significativa que vise intensificar o processo de ensino e ao mesmo tempo trabalhe a visão crítica sobre as tecnologias. Para que isso ocorra é necessário que o professor tenha domínio técnico e pedagógico, pois as tecnologias estão mais presentes e cada vez mais compreendidas pelos educandos do que propriamente pelos docentes que, muitas vezes encaram-na com um obstáculo a ser superado. Faz-se necessário que a temática do uso das tecnologias seja inserida nos processos de planejamento docente e no cotidiano do contexto escolar, a partir da compreensão ampla de que estas se constituem em ferramentas facilitadoras do processo pedagógico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Oséias Santos de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Oséias Santos de-
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee3Bacila, Maria Sílvia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_24.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.