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Título: O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos
Título(s) alternativo(s): The brazillian Ministry of Education’s Teacher’s Portal: possibilities and limitations for open educational resources’ development
Autor(es): Valente, Jéssica Andressa Zucco
Orientador(es): Filietaz, Marta Rejane Proença
Palavras-chave: Portais da Web
Brasil. Ministério da Educação e Cultura
Comunicação e tecnologia
Tecnologia de informação
Tecnologia educacional
Web portals
Communication and technology
Information technology
Educational technology
Data do documento: 16-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VALENTE, Jéssica. O Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação: possibilidades e limitações para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O uso de tecnologias no ensino é um assunto que vem sendo debatido nos últimos anos. Este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades e limitações do Portal do Professor disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) enquanto espaço para Recursos Educacionais Abertos. Este Portal surgiu com a finalidade de fomentar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de ensino-aprendizagem, e os recursos educacionais abertos podem contribuir para isso. Um material didático pode ser considerado um recurso educacional aberto se estiver disponível gratuitamente para uso e compartilhamento, mas também permitir adaptações para diferentes realidades por meio de licenças livres, de modo que eles colaboram com a divulgação de diferentes práticas pedagógicas. Assim, o Portal do Professor foi analisado de acordo com as ações que envolvem o ciclo de vida de um Recurso Educacional Aberto, que são: encontrar, usar, adaptar, criar e compartilhar. Questões relacionadas à usabilidade do portal foram consideradas, uma vez que este é um fator que influencia no aproveitamento de um espaço online. Como resultado, observou-se potencialidades, pois o Portal do Professor (MEC) favorece as ações de encontrar, usar e compartilhar. No entanto, algumas limitações para o desenvolvimento do ciclo de vida de um Recurso Educacional Aberto foram percebidas, principalmente com relação às ações de criar e adaptar, uma vez que não há opções de ferramentas viáveis para este fim. Desse modo, maiores discussões são necessárias, visando a elaboração de estratégias para superar as limitações encontradas.
Abstract: The use of techonologies in teaching is a subject that brought debates in the last years. This work has the objective to analyse the potential and limitations of the brazilian Ministry of Education’s (MEC) Portal do Professor (Teacher’s Portal), as a space for Open Educational Resources. This Portal was created with the aim to promote the use of Technologies of Information and Communication in the teachinglearning processes, and the Open Educational Resources can aid to that goal. A didactic material can be considered an Open Educational Resource if it is freely available for use and share, but also allow adaptations for different implementations, by the use of free licenses, in such a way that they also help the propagation of different pedagogical practices. In this way, the Portal was analysed according to the life-cycle of an Open Educational Resource: find, use, adapt, create, and share. Questions related to the Portal’s usability were considered, as this is a factor that influences the utilization of an online space. As a result, potential was observed, because the Portal do Professor favors the actions of find, use and share. However, some limitations for the development of an Open Educational Resource’s life-cycle were found, specially in the case related to the creation and adaptation, since there are no options for viable tools for this end. Thus, greater discussions are needed, aiming at the elaboration of strategies to overcome the limitations found.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24325
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