Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Josiane de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-20T01:33:41Z | - |
dc.date.available | 2021-02-20T01:33:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Josiane Fátima de. Educação corporativa e as TICs: análise em uma grande empresa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24323 | - |
dc.description.abstract | In the business environment, there is a constant search for greater productivity, improved quality and increased competitiveness. In order to achieve these objectives, several factors must be constantly improved, including the training of its employees, which in companies that are updated in the new techniques of Human Resources, translates into Corporate Education. The concepts of Training and Development (T&D) no longer satisfy the need that organizations have to develop and retain intellectual capital. Corporate Education based on concepts that seek the development of competences and skills according to the strategic objectives of the organization, multiplication and preservation of the organizational culture, focused on internal and external customers, valuing Human Capital, and together with the use of Technologies of Information and Communication (ICTs), is the tendency to increase competitiveness, high profitability, lower turnover and thus perpetuation of the organizational culture. ICTs are ways of improving learning in the workplace, motivating employees, reducing distances, promoting innovation, leveling knowledge and increasing the interaction between employees from geographically remote units of the same company. This qualitative approach study, in relation to the objectives, will be descriptive, seeking to identify and relate the most used ICTs in the studied company, to support Corporate Education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Capacitação de empregados | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Motivação no trabalho | pt_BR |
dc.subject | Empresas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Employees - Coaching of | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and learning | pt_BR |
dc.subject | Employee motivation | pt_BR |
dc.subject | Business enterprises - Education | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | Educação corporativa e as TICs: análise em uma grande empresa | pt_BR |
dc.title.alternative | Corporate Education and ICTs: analysis in a large company | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No meio empresarial se busca constantemente por maior produtividade, melhoria da qualidade e aumento da competitividade. Para atingir a estes objetivos, vários fatores devem ser constantemente aprimorados, entre eles a capacitação de seus colaboradores, que nas empresas que estão atualizadas nas novas técnicas de Recursos Humanos, se traduz em Educação Corporativa. Os conceitos de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) já não satisfazem mais a necessidade que as organizações têm para desenvolver e reter o capital intelectual. A Educação Corporativa baseada em conceitos que buscam o desenvolvimento de competências e habilidades de acordo com os objetivos estratégicos da organização, multiplicação e preservação da cultura organizacional, focada nos clientes internos e também externos, valorização do Capital Humano, e juntamente com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), são a tendência para o aumento da competitividade, alta lucratividade, menor rotatividade e com isso perpetuação da cultura organizacional. As TICs são formas de melhorar o aprendizado no ambiente de trabalho, motivando o colaborador, diminuindo distâncias, promovendo inovação, nivelando conhecimento e aumentando a interação entre colaboradores de unidades geograficamente afastadas de uma mesma empresa. Este estudo de abordagem qualitativa, com relação aos objetivos será descritivo, buscando identificar e relacionar as TICs mais usadas na empresa estudada, para apoiar a Educação Corporativa. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Catto, Camilo | - |
dc.contributor.referee1 | Catto, Camilo | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Maurini de | - |
dc.contributor.referee3 | Muhr, Priscila Tobler | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_27.pdf | 407,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.