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dc.creatorSilva, Josué Domingues Nunes da-
dc.date.accessioned2021-02-20T01:29:43Z-
dc.date.available2021-02-20T01:29:43Z-
dc.date.issued2020-09-15-
dc.identifier.citationSILVA, Josué Domingues Nunes da. Publicidade e educação: aproximações possíveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24322-
dc.description.abstractThis work seeks to offer better tools for the elementary school in its current context of informational flood and predominance of scientific advancement. The approximation between education and advertising is the suggested approach, in order to integrate the school practice into the context of the globalized world. The school must be aware of the world in which it establishes its institutional existence, hence the importance of knowing the operating bases of the economic system and to understand how the obstacles and opportunities presented to students can unfold themselves. The importance of advertising is visceral, as it is seen as the capitalist system itself, since consumption becomes a reality through the implementation of persuasive techniques which can stimulate the formation of habits and behaviors. It is by taking a step into the direction to approximate and no longer reject the industry advertising ways that educational practice techniques aiming at meaningful teaching can take place. Having these theoretical bases consolidated, this work seeks to provide the teacher a lesson plan in which he or she can present, in a practical way, the main goal elements contained in this work. Thus, such a plan proposes the creation of an advertising piece based on learning goals specifically targeted to geographic science (reading the territory) along with an integration with the Portuguese language (since there is primacy of language in communication). At the end, the teacher will have made use of Information and Communication Technologies (ICT), as well as his or her students through a practical work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia de informaçãopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPublicitypt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectGlobalizationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titlePublicidade e educação: aproximações possíveispt_BR
dc.title.alternativeAdvertising and Education: possible relationspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca fornecer exemplos de uso de ferramentas para a escola básica em seu atual contexto de dilúvio informacional e predominância do avanço científico. A aproximação entre educação e publicidade é a sugestão oferecida, a fim de integrar a prática escolar ao contexto do mundo globalizado. A escola deve estar ciente do mundo em que finca sua existência institucional, daí a importância de conhecer as bases operantes do sistema econômico e compreender como se desenrolam os obstáculos e as oportunidades apresentadas diante dos estudantes. A importância da publicidade é visceral, pois é encarada como sendo o próprio sistema capitalista, uma vez que o consumo se torna fato mediante suas técnicas de convencimento, gerando hábitos e comportamentos. É neste passo que se dá a aproximação e não mais o estranhamento e a rejeição entre a publicidade e a prática educativa com fins a revelar meandros do sistema econômico e o aprendizado de suas técnicas objetivando o ensino significativo e a criticidade. Tendo estas bases teóricas consolidadas, este trabalho busca munir o professor com um plano de aula no qual ele possa apresentar, de forma prática, os elementos contidos no objetivo. Assim, tal plano constrói uma peça publicitária a partir de objetivos de aprendizagens próprios da ciência geográfica (leitura do território) com interdisciplinaridade junto à disciplina de Língua Portuguesa. Ao final, o docente terá feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como seus alunos, por meio de um trabalho prático.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee2Catto, Camilo-
dc.contributor.referee3Mandaji, Carolina Fernandes da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
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