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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSimões, Juliana-
dc.date.accessioned2021-02-20T01:23:02Z-
dc.date.available2021-02-20T01:23:02Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.citationSIMÕES, Juliana. Metodologias ativas e as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas: aprendizagem baseada em jogos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24321-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze games with QR Code using ICTs and active methodologies as pedagogical resources in the teaching-learning process. This qualitative research of bibliographic nature was based on readings of some works by Gomes (2007), Papert (1994) in addition to searches on the internet identifying examples of the use of games linked to technology. To support this, authors like Silva (2012), Oliveira; Moura (2015), Moran (2000), Vygotski (2002), Costa (2018), were used as a theoretical contribution. The results found were inspiring, as it was evident the students’ involvement with the activities, and thus the gain in their learning was high. Using several examples of games, the QR code was highlighted by the possibility of creating several interesting activities to work on, especially with teenagers. The teacher faces a great challenge, as they need to master the technology that they intend to insert in their pedagogical practice, in order to be able to use it with a certain domain, since their students are digital natives. In view of this need, many teachers are opposed to the idea of inserting technologies in their pedagogical practices. However, teachers who choose to differentiate and diversify their classes seek learning even through interaction and exchange with the students themselves.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleMetodologias ativas e as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas: aprendizagem baseada em jogospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar os jogos com QR Code utilizando as TICs e as metodologias ativas como recursos pedagógicos no processo ensino aprendizagem. Essa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico pautou-se em leituras de algumas obras de Gomes (2007), Papert (1994) além de buscas na internet identificando exemplos do uso dos jogos atrelados à tecnologia. Para dar embasamento, autores como Silva (2012), Oliveira; Moura (2015), Moran (2000), Vygotski (2002), Costa (2018), foram utilizados como aporte teórico. Os resultados encontrados foram inspiradores, pois ficou evidente o envolvimento dos alunos com as atividades, e assim o ganho na sua aprendizagem foi elevado. Munindo-se de vários exemplos de jogos, o código QR foi destacado pela possibilidade de criação de várias atividades interessantes para trabalhar, principalmente com adolescentes. Ao professor fica um grande desafio, pois precisam dominar a tecnologia que pretende inserir na sua prática pedagógica, para poder usá-la com certo domínio, já que seus alunos são digitais natos. Diante dessa necessidade, muitos professores se mostram contrários à ideia de inserir tecnologias em suas práticas pedagógicas. No entanto, professores que optam em diferenciar e diversificar suas aulas buscam aprendizados até mesmo com interação e troca com os próprios alunos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Filietaz, Zinara Marcet de-
dc.contributor.advisor-co1Bridi, Jamile Cristina Ajub-
dc.contributor.referee1Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee2Andrade, Zinara Marcet de-
dc.contributor.referee3Bridi, Jamile Cristina Ajub-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
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