Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24319
Título: | Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news |
Autor(es): | Gonçalves, Lidiane Pedroso |
Orientador(es): | Souza, Maurini de |
Palavras-chave: | Notícias falsas Pós-verdade Comunicação e tecnologia Redes sociais on-line Fake news Post-truth Communication and technology Online social networks |
Data do documento: | 17-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | GONÇALVES, Lidiane Pedroso. Fact checking na sala de aula: uma possibilidade de enfrentamento às fake news. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho tem por tema o estudo do fenômeno das fake news. Nele, foi estabelecido como objetivo geral apresentar o tema fake news, analisar notícias publicadas em veículos de grande alcance a partir de teóricos da comunicação, analisar o conceito de pós-verdade, os principais instrumentos tecnológicos utilizados para checagem, o alcance das fake news e sugerir formas de lidar com a desinformação por meio da produção de conteúdos que ataquem diretamente conteúdos fraudulentos, em uma atuação no âmbito escolar. Para tanto, a pesquisa se fundamenta nas teorias emergentes da comunicação. Em decorrência da análise, os objetivos alcançados evidenciam que o fenômeno das fake news é um desafio da sociedade moderna, já que no âmbito atual há inúmeras formas de propagação e as ferramentas de checagem ainda alcançam público limitado. Como proposta para esse problema, apresentamos uma proposta de sequência didática para checagem das fake news e um guia inicial para esse trabalho. |
Abstract: | El presente trabajo tiene como tema el estudio del fenómeno de las fake news. En él, se estableció como objetivo general presentar la temática fake news, analisar noticias publicadas em vehículos de gran alcance por parte de teóricos de la comunicación, analisar el concepto de posverdad, los principales instrumentos tecnológicos utilizados para verificar, el alcance de las fake news y Sugerir formas de lidiar com la desinformación a través de la producción de contenido que ataque directamente el contenido fraudulento, em una actuación em el contexto escolar. Por tanto, la investigación se basa em las teorías emergentes de la comunicación. Como resultado del análisis, los objetivos alcanzados muestran que el fenómeno de las fake news es un desafío de la sociedad moderna, ya que em el ámbito actual existen numerosas formas de propagación y las herramientas de control aún llegan a una audiencia limitada. Como propuesta para este problema, presentamos una propuesta didáctica de secuencia para el chequeo de fake news y una guía inicial para este trabajo. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24319 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_32.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.