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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24318
Título: | Desenvolvimento profissional docente articulado às tecnologias digitais: uma proposta com enfoque na estratégia audiovisual |
Título(s) alternativo(s): | Teacher professional development linked to digital techonologies: a proposed focused on the audiovisula strategy |
Autor(es): | Franco, Lourdes Maria de Melo |
Orientador(es): | Oliveira, Oséias Santos de |
Palavras-chave: | Comunicação e tecnologia Tecnologia da informação Mediação Inclusão Digital Ensino audiovisual Professores - Formação Communication and technology Information technology Mediation Digital divide Audio-visual education Teachers, Training of |
Data do documento: | 17-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FRANCO, Lourdes Maria de Melo. Desenvolvimento profissional docente articulado às tecnologias digitais: uma proposta com enfoque na estratégia audiovisual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem promovido transformações na dinâmica da comunicação, de forma a influenciar os processos sociais na construção da sociedade. Esse contexto impõe muitas mudanças à educação, em especial em relação à postura do professor, pois é preciso preparar o educando para o futuro que se mostra com muitos imprevistos e incertezas. Por isso, é de grande importância sensibilização dos educadores para processos de formação em relação a utilização das TDIC, como ferramenta de mediação na construção da aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar processo de Desenvolvimento Profissional Docente articulado às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação a partir da construção de uma proposta que contribua para a formação da equipe técnica e docentes de uma Escola Pública Municipal localizada em São Paulo/SP. A metodologia deste estudo foi pautada em uma abordagem qualitativa apoiada em procedimentos de pesquisa bibliográfica sendo embasada em autores como Fantin (2007), Marcelo (2001), Masetto (2013) e Padilha (2018) e na pesquisa documental. E, como resultado, a partir de uma reflexão sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, efetiva-se uma proposta de formação para a escola onde o estudo está situado, intitulada: Audiovisual: uma perspectiva de mediação nas ações pedagógicas. A escolha da estratégia audiovisual para o processo de formação ocorreu devido às possibilidades de mediação pedagógica que é proporcionada na utilização do vídeo como instrumento, objeto de conhecimento e meio de comunicação, além da possibilidade de produção de audiovisual pelo professor e pelo aluno. Esta proposta foi elaborada por meio de uma Sequência Didática, que favoreceu uma organização metodológica dividida por etapas. Enfim, esta pesquisa pode contribuir para a compreensão de que as transformações sociais no século XXI exigem do professor o desenvolvimento de novas competências e uma mudança de paradigma no fazer pedagógico, visto que, é preciso colocar em foco o protagonismo do aluno na construção de sua aprendizagem objetivando a inclusão digital, na perspectiva de ser um Direito Humano, como uma oportunidade para que ocorra um processo qualificado de Desenvolvimento Profissional Docente. |
Abstract: | The advancement of Digital Information and Communication Technologies (DICT) has promoted changes in the dynamics of communication, in order to influence social processes in the construction of society. This context imposes many changes to education, especially in relation to the teacher’s posture, because it is necessary to prepare the student for the future, which appears with many unforeseen and uncertainties. Therefore, it is of great importance educators’ awareness about training processes in relation to the use of DICT as mediation tools in the construction of learners’ learning. In the sense, this study aims to analyze process of Professional Development Teacher articulated with Digital Technologies of Information and Communication based on the construction of a proposal that contributes to the formation of the technical team and teachers of a Municipal Public School located in São Paulo / SP. The methodology of this study was based on a qualitative approach supported by bibliographic research proceedings being based on authors such as Fantin (2007), Marcelo (2001), Masetto (2013) e Padilha (2018) and documentary research procedures. And as result, based on analysis of the Teacher Professional Development a training proposal is made for the school where the study is located, its title: Audiovisual: a perspective of mediation on pedagogic actions. The choice of audiovisual strategy for the training process occurred due to the possibilities of pedagogical mediation that is provided by the use of video as an instrument, object of knowledge and means of communication, plus to the accessibility and possibility of audiovisual production by a teacher and a student. This proposal was developed through a Didactic Sequence which favored a methodological organization divided into stages. This research can contribute for an understanding that the social transformations in the 21 st century requires that a teacher develops new competences and a shift in the paradigm of pedagogical practice, since it is necessary to focus on the student’s role in the construction of his/her learning aiming a digital inclusion, in the perspective of being a Human Right as an opportunity for occurring a qualified process of Teacher Professional Development. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24318 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
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