Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKielt, Luana Stadler-
dc.date.accessioned2021-02-20T01:00:51Z-
dc.date.available2021-02-20T01:00:51Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationKIELT, Luana Stadler. O audiovisual como prática pedagógica em arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24317-
dc.description.abstractSocial relationships and experiences provide subsidies for the construction of the subjects’ identity, with the school context being a fundamental place for the development of this process. In the middle of formal and informal exchanges, students need to experience collective situations that enable self-knowledge and expression. For this, those involved in the educational system and, in particular, the art-educator, must outline pedagogical practices that can positively contribute to the identity process while providing significant learning. Taking this into account, it is believed that audiovisual material can assist in the acquisition and production of knowledge, in addition to presenting itself as a potential mediation resource for the construction and legitimization of identity. To this end, questions are raised about audiovisual as an important Information and Communication Technology (ICT) within the classroom, the school context as a setting for identity exchanges and the art educator as a knowledge mediator. This work is constituted as a qualitative using bibliographic research as a method. It is expected that the audiovisual, inserted in a significant way, can favor the autonomy of students as active subjects, assisting in the processes of identity structuring and teaching / learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino audiovisualpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Identidadept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectAudio-visual educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool children - Identitypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.titleO audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)pt_BR
dc.title.alternativeAudiovisual as a pedagogical practice in art: building identities in elementary education (final years)pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs relações sociais e experiências vivenciadas fornecem subsídios para a construção da identidade dos sujeitos, sendo o contexto escolar espaço fundamental para o desenvolvimento desse processo. Em meio a trocas formais e informais, os estudantes necessitam vivenciar situações coletivas que possibilitem o autoconhecimento e a expressão. Para isso, os envolvidos no sistema educacional e, em especial, o arte-educador, deve traçar práticas pedagógicas que possam contribuir positivamente ao processo identitário ao mesmo tempo que proporcionem aprendizagens significativas. Pesando nisso, acredita-se que o material audiovisual pode auxiliar na aquisição e produção de conhecimento, além de apresentar-se como um potencial recurso de mediação para construção e legitimação da identidade. Para tanto, levantam-se questões acerca do audiovisual como uma importante Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula, do contexto escolar como cenário para trocas identitárias e do arte-educador como mediador de conhecimentos. Este trabalho constitui-se como qualitativo utilizando-se como método a pesquisa bibliográfica. Espera-se que o audiovisual, inserido de forma significativa, possa favorecer a autonomia dos alunos enquanto sujeitos ativos, auxiliando nos processos de estruturação identitária e de ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Catto, Camilo-
dc.contributor.referee1Catto, Camilo-
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee3Moliani, João Augusto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_34.pdf393,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.