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Título: O audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)
Título(s) alternativo(s): Audiovisual as a pedagogical practice in art: building identities in elementary education (final years)
Autor(es): Kielt, Luana Stadler
Orientador(es): Catto, Camilo
Palavras-chave: Ensino audiovisual
Educação
Estudantes do ensino fundamental - Identidade
Tecnologia educacional
Arte
Audio-visual education
Education
School children - Identity
Educational technology
Art
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KIELT, Luana Stadler. O audiovisual como prática pedagógica em arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: As relações sociais e experiências vivenciadas fornecem subsídios para a construção da identidade dos sujeitos, sendo o contexto escolar espaço fundamental para o desenvolvimento desse processo. Em meio a trocas formais e informais, os estudantes necessitam vivenciar situações coletivas que possibilitem o autoconhecimento e a expressão. Para isso, os envolvidos no sistema educacional e, em especial, o arte-educador, deve traçar práticas pedagógicas que possam contribuir positivamente ao processo identitário ao mesmo tempo que proporcionem aprendizagens significativas. Pesando nisso, acredita-se que o material audiovisual pode auxiliar na aquisição e produção de conhecimento, além de apresentar-se como um potencial recurso de mediação para construção e legitimação da identidade. Para tanto, levantam-se questões acerca do audiovisual como uma importante Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula, do contexto escolar como cenário para trocas identitárias e do arte-educador como mediador de conhecimentos. Este trabalho constitui-se como qualitativo utilizando-se como método a pesquisa bibliográfica. Espera-se que o audiovisual, inserido de forma significativa, possa favorecer a autonomia dos alunos enquanto sujeitos ativos, auxiliando nos processos de estruturação identitária e de ensino/aprendizagem.
Abstract: Social relationships and experiences provide subsidies for the construction of the subjects’ identity, with the school context being a fundamental place for the development of this process. In the middle of formal and informal exchanges, students need to experience collective situations that enable self-knowledge and expression. For this, those involved in the educational system and, in particular, the art-educator, must outline pedagogical practices that can positively contribute to the identity process while providing significant learning. Taking this into account, it is believed that audiovisual material can assist in the acquisition and production of knowledge, in addition to presenting itself as a potential mediation resource for the construction and legitimization of identity. To this end, questions are raised about audiovisual as an important Information and Communication Technology (ICT) within the classroom, the school context as a setting for identity exchanges and the art educator as a knowledge mediator. This work is constituted as a qualitative using bibliographic research as a method. It is expected that the audiovisual, inserted in a significant way, can favor the autonomy of students as active subjects, assisting in the processes of identity structuring and teaching / learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24317
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