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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24313
Título: | Formação continuada para professores do ensino fundamental anos iniciais: a importância das tecnologias digitais na prática docente |
Título(s) alternativo(s): | Continuing training for elementary school teachers initial years: the importance of digital technologies in the teaching practice |
Autor(es): | Francisco, Márcia Mangela |
Orientador(es): | Pinto, Angela Emilia de Almeida |
Palavras-chave: | Professores - Formação Educação continuada Comunicação e tecnologia Tecnologia de informação Teachers, Training of Continuing education Communication and technology Information technology |
Data do documento: | 30-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FRANCISCO, Marcia Mangela. Formação continuada para professores do ensino fundamental anos iniciais: a importância das tecnologias digitais na prática docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral buscar evidências sobre a necessidade de formação continuada de professores para o uso adequado das TDIC em suas aulas, e a questão central do trabalho foi: Qual a importância da formação continuada para professores do Ensino Fundamental anos iniciais utilizando TDIC como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizagem? Destacamos também os seguintes objetivos específicos: conceituar e compreender o que chamamos TDIC e seu uso no sistema educacional; conhecer a legislação vigente e alguns projetos governamentais implantados com vistas à inserção e uso das TDIC; observar o que constataram os pesquisadores sobre a importância da formação continuada para professores que já estão em sala de aula; analisar os resultados dos trabalhos já realizados sobre o tema, discorrer sobre como seria uma formação eficaz para estes docentes observando um denominador comum entre os autores quanto ao uso eficiente das TDIC junto aos alunos. Este trabalho se pautou em bases qualitativas de pesquisa e teve como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, com a revisão da literatura atual concernente ao tema e a análise das informações colhidas para a observação de pontos de encontro ou desencontro entre os estudos e conclusões dos pesquisadores estudados. Também foi realizada uma revisão bibliográfica com buscas no sistema CAPES, correspondendo ao período de 2015 a 2019, à procura de teses e dissertações sobre formação docente e uso das TDIC, com enfoque no Ensino Fundamental, priorizando os anos iniciais. Chegando ao momento atual, observamos sites e textos sobre contexto e aprendizagens atuais durante a pandemia, importância das TDIC e apontamentos para caminhos futuros, mais promissores no tocante à formação docente para uso eficaz das tecnologias digitais. Nas considerações finais concluímos o percurso desta monografia compreendendo que muito mais que importante, é imprescindível, a formação docente contínua, embasada em políticas públicas bem estruturadas e firmes, para dar suporte às aulas com uso produtivo das TDIC visando aprendizagem e inserção social conforme preconiza a lei. |
Abstract: | This research had as general objective to look for evidences on the necessity of continuing education of teachers for the adequate use of the TDIC in their classes, and the central question of the work was: What is the importance of the continuing education for teachers of the Elementary School initial years using TDIC as mediating instrument of the teaching and learning process? We also highlight the following specific objectives: to conceptualize and understand what we call TDIC and its use in the educational system; know the current legislation and some government projects implemented with a view to the insertion and use of TDIC; observe what the researchers found about the importance of continuing education for teachers who are already in the classroom; analyze the results of the work already carried out on the topic, discuss how effective training for these teachers would be, observing a common denominator among the authors regarding the efficient use of TDIC with students. This work was based on qualitative research bases and had as methodological procedure the bibliographic research, with the review of the current literature concerning the theme and the analysis of the information collected for the observation of points of encounter or mismatch between the studies and conclusions of the studied researchers. A bibliographic review was also carried out with searches in the CAPES system, corresponding to the period from 2015 to 2019, looking for theses and dissertations on teacher training and the use of TDIC, focusing on Elementary Education, prioritizing the initial years. Coming to the present moment, we observe websites and texts about current context and learning during the pandemic, the importance of TDIC and notes for future paths, which are more promising with regard to teacher training for the effective use of digital technologies. In the final remarks we conclude the course of this monograph, understanding that much more than important, it is essential, continuous teacher training, based on well-structured and firm public policies, to support classes with productive use of TDIC aiming at learning and social insertion as recommended by law. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24313 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
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