Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24312
Título: | Plataformas digitais como apoio ao desenvolvimento profissional docente no uso de tecnologias digitais |
Título(s) alternativo(s): | Digital platforms as support for professional teacher development in the use of digital technologies |
Autor(es): | Losina, Monique Comin |
Orientador(es): | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo |
Palavras-chave: | Professores - Formação Ambiente de sala de aula Letramento digital Teachers, Training of Classroom environment Computer literacy |
Data do documento: | 24-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LOSINA, Monique Comin. Plataformas digitais como apoio ao desenvolvimento profissional docente no uso de tecnologias digitais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto um estudo sobre as plataformas digitais como apoio ao desenvolvimento profissional docente. As mudanças provocadas pelas tecnologias digitais requerem transformações nos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que é necessário repensar como integrá-las no contexto escolar. Diante disso, exige-se do professor a posição de aprendiz permanente e um olhar crítico sobre as tecnologias, sem abandonar a dimensão pedagógica. Nesse contexto, observa-se que, embora existam muitas plataformas digitais que disponibilizam cursos e materiais educacionais, muitos docentes não possuem conhecimentos e habilidades para integrar práticas pedagógicas com tecnologias digitais, ampliando possibilidades de aprender e de ensinar. A partir disso, a questão que desencadeou essa pesquisa foi a seguinte: De que maneira plataformas digitais podem contribuir para o desenvolvimento profissional docente? Os aportes teóricos utilizados para esta pesquisa fundamentam-se em estudos sobre desenvolvimento profissional docente, letramento digital, tecnologia e educação, de autores como Marcelo (2009), Cortelazzo (2016), Rojo (2008; 2013; 2014), Rabello e Ragueunauer (2014), Xavier (2011), Azevedo (et al., 2018), Barros e Carvalho (2001), entre outros. Acredita-se que esse trabalho se justifica por investigar potencialidades de plataformas digitais para apoiar a reflexão e a prática de professores em relação ao uso de tecnologias digitais na escola, além de colaborar com outros estudos sobre essa temática. O objetivo geral deste estudo, portanto, é contribuir para o desenvolvimento profissional docente em relação às potencialidades de plataformas digitais para uma prática pedagógica mais efetiva. Este projeto se apresenta como um estudo explicativo, de natureza qualitativa, por meio de uma abordagem participante, uma vez que foi cursado um curso de cada plataforma analisada. Para tanto, foram coletados dados dos três cursos sobre tecnologias digitais realizados nas plataformas Escolas Conectadas, Moodle – Instituto Federal do Rio Grande do Sul e PoCA – portal de cursos abertos. Foram analisados seus ambientes virtuais de aprendizagem, aspectos relativos à interatividade, além da análise documental dos materiais didáticos digitais. A partir dos resultados alcançados, constatou-se que as plataformas digitais propiciam o compartilhamento de experiências docentes. |
Abstract: | This research has as object a study on digital platforms supporting teacher professional development. The changes brought about by digital technologies require changes in the teaching and learning processes, since it is necessary to rethink how to integrate them in the school context. Hence, the teacher is required to be a permanent apprentice and have a critical look at technologies, maintaining the pedagogical dimension. In this context, although there are many digital platforms that provide courses and educational materials, many teachers do not have the knowledge and skills to integrate pedagogical practices with digital technologies, expanding learning and teaching possibilities. The question that triggered this research was the following: How can digital platforms contribute to teacher professional development? The theoretical contributions to this research are based on studies on teacher professional development, digital literacy, technology and education, by authors such as Marcelo (2009), Cortelazzo (2016), Rojo (2008; 2013; 2014), Rabello and Ragueunauer (2014), Xavier (2011), Azevedo ( et al ., 2018) , Barros and Carvalho (2001), among others. This work is justified by in the digital platforms potential to support teacher practice and reflection in relation to the use of digital technologies at school, and to contribute to other studies on this subject. The general objective of this study, therefore, is to contribute to teacher professional development to use the digital platforms potential for a more effective pedagogical practice. This research is an explanatory study, of qualitative nature, through a participatory approach, since the researcher studied in the three investigated platforms. Data were collected from the three courses on digital technologies in the Schools Connected platforms, Moodle – Federal Institute of Rio Grande do Sul and PoCA – an open course portal. Their virtual learning environments, aspects related to interactivity, as well as a documentary analysis of digital teaching resources were analyzed. The results of this research indicate that the digital platforms foster teacher experience sharing. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24312 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_39.pdf | 580,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.