Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Raphael André-
dc.date.accessioned2021-02-20T00:29:44Z-
dc.date.available2021-02-20T00:29:44Z-
dc.date.issued2020-09-16-
dc.identifier.citationDE SOUZA, Raphael André. As novas tecnologias na educação: contribuições para o processo ensino-aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24311-
dc.description.abstractThis work seeks to analyze how the new Information and Communication Technologies (ICT) contribute to the teaching and learning process. The research will study the concept and historical evolution of technologies, analyzing how certain technological creations can serve as educational resources, investigating the technological contribution to the construction of knowledge and presenting some benefits in these uses for pedagogical work. The research has a qualitative and bibliographic research approach. Thus, the work seeks to address the topics mentioned through the theoretical support of authors such as Oliveira (2008), Chaves (2011), Miranda (2007), Frizon et al. (2015), Diesel, Baldez and Martins (2017), Moran (2017), among others. The results lead to the understanding that the use of technological resources, occurring in an appropriate way, can benefit the work of the teacher and the students’ learning. In this sense, some pedagogical uses of such resources are also identified in order to improve learning. The motivation for the theme starts from the problematization of how technologies can be used in order to foster autonomy and active participation of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducation - Technological innovationspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleAs novas tecnologias na educação: contribuições para o processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeNew technologies in education: contributions to the teaching and learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar como as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contribuem para o processo ensino-aprendizagem. Essa pesquisa abordará o conceito e a evolução histórica das tecnologias, analisando como certas criações tecnológicas podem servir de recursos educativos, investigando a contribuição tecnológica para a construção do conhecimento e apresentando algumas funcionalidades nesses usos para o trabalho pedagógico. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e de pesquisa bibliográfica. Desse modo, busca-se tratar das questões mencionadas por meio do suporte teórico de autores como Oliveira (2008), Chaves (2011), Miranda (2007), Frizon et al. (2015), Diesel, Baldez e Martins (2017), Moran (2017), entre outros. Os resultados levam à compreensão de que a utilização de recursos tecnológicos, ocorrendo de forma adequada, pode beneficiar o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, também são identificados alguns aproveitamentos pedagógicos de tais recursos a fim de melhorar o aprendizado. A motivação para o tema parte da problematização sobre como as tecnologias podem ser utilizadas de modo a fomentar a autonomia e a participação ativa dos alunos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee1Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee2Oliveira, Oséias Santos de-
dc.contributor.referee3Andrade, Zinara Marcet de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_41.pdf403,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.