Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24311
Título: | As novas tecnologias na educação: contribuições para o processo ensino-aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | New technologies in education: contributions to the teaching and learning process |
Autor(es): | Souza, Raphael André |
Orientador(es): | Filietaz, Marta Rejane Proença |
Palavras-chave: | Educação - Inovações tecnológicas Ensino Aprendizagem Tecnologia educacional Education - Technological innovations Teaching Learning Educational technology |
Data do documento: | 16-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | DE SOUZA, Raphael André. As novas tecnologias na educação: contribuições para o processo ensino-aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Este trabalho busca analisar como as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contribuem para o processo ensino-aprendizagem. Essa pesquisa abordará o conceito e a evolução histórica das tecnologias, analisando como certas criações tecnológicas podem servir de recursos educativos, investigando a contribuição tecnológica para a construção do conhecimento e apresentando algumas funcionalidades nesses usos para o trabalho pedagógico. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e de pesquisa bibliográfica. Desse modo, busca-se tratar das questões mencionadas por meio do suporte teórico de autores como Oliveira (2008), Chaves (2011), Miranda (2007), Frizon et al. (2015), Diesel, Baldez e Martins (2017), Moran (2017), entre outros. Os resultados levam à compreensão de que a utilização de recursos tecnológicos, ocorrendo de forma adequada, pode beneficiar o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, também são identificados alguns aproveitamentos pedagógicos de tais recursos a fim de melhorar o aprendizado. A motivação para o tema parte da problematização sobre como as tecnologias podem ser utilizadas de modo a fomentar a autonomia e a participação ativa dos alunos. |
Abstract: | This work seeks to analyze how the new Information and Communication Technologies (ICT) contribute to the teaching and learning process. The research will study the concept and historical evolution of technologies, analyzing how certain technological creations can serve as educational resources, investigating the technological contribution to the construction of knowledge and presenting some benefits in these uses for pedagogical work. The research has a qualitative and bibliographic research approach. Thus, the work seeks to address the topics mentioned through the theoretical support of authors such as Oliveira (2008), Chaves (2011), Miranda (2007), Frizon et al. (2015), Diesel, Baldez and Martins (2017), Moran (2017), among others. The results lead to the understanding that the use of technological resources, occurring in an appropriate way, can benefit the work of the teacher and the students’ learning. In this sense, some pedagogical uses of such resources are also identified in order to improve learning. The motivation for the theme starts from the problematization of how technologies can be used in order to foster autonomy and active participation of students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24311 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_41.pdf | 403,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.