Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Roberta dos-
dc.date.accessioned2021-02-20T00:09:53Z-
dc.date.available2021-02-20T00:09:53Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Roberta dos. Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem das TICs nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24306-
dc.description.abstractThis research aims to reflect on how teachers in the early years of elementary school use the Information and Communication Technologies available in the teaching-learning process, analyzing the challenges and advances found by them. The work was developed through bibliographic research, in order to reflect on the use of technologies in education, as well as, transforming the “pedagogical doing” through the rupture of paradigms between the student, the teacher and the knowledge, since digital technologies interact as a cultural mediation tool with greater interactive competence, allowing to recreate relationships, collaborating só that the student acquired the essential knowledge and, consequently, contributing to quality in the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleReflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem das TICs nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeReflections on the teaching and learning process of icts in the early years of Elementary Educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis no processo de ensino aprendizagem, analisando os desafios e os avanços encontrados por eles. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de forma a refletir sobre a utilização das tecnologias na educação, bem como, transformar o “fazer pedagógico” por intermédio da ruptura de paradigmas entre o aluno, o professor e o conhecimento, uma vez que as tecnologias digitais interatuam como uma ferramenta mediadora de cultura com maior competência interativa, permitindo recriar as relações, colaborando para que o aluno adquiria o conhecimento imprescindível e, consequentemente, contribuindo em qualidade no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho-
dc.contributor.referee1Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho-
dc.contributor.referee2Aquino, Ellen Larissa de Carvalho-
dc.contributor.referee3Cavalcante, Rafael Gomes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_45.pdf431,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.