Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24305
Título: | Letramento digital na Educação de Jovens e Adultos com a utilização de AVA: possibilidade de um aprendizado significativo |
Título(s) alternativo(s): | Digital literacy in education of young and adults (EJA) with the use of AVA: possibility of significant learning |
Autor(es): | Baldini Neto, Rubens |
Orientador(es): | Souza, Maurini de |
Palavras-chave: | Ambientes virtuais compartilhados Letramento digital Educação de adultos Jovens - Educação Aprendizagem Shared virtual environments Computer literacy Adult education Young adults - Education Learning |
Data do documento: | 12-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BALDINI NETO, Rubens. Letramento digital na Educação de Jovens e Adultos com a utilização de AVA: possibilidade de um aprendizado significativo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A pesquisa em questão tem como objeto avaliar a pertinência do uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem no Letramento Digital desenvolvido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Como problemáticas, apresentam-se as questões que envolvem a diversidade de públicos atendidos por esta modalidade (jovens e idosos), suas necessidades e perspectivas para o aprendizado significativo das novas tecnologias. Assim, a pergunta norteadora desta pesquisa é: como os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser ferramentas eficazes para o aprendizado significativo de novas tecnologias na Educação de Jovens e Adultos? Para tanto buscaremos coletar e classificar os dados obtidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido para EJA nos anos de 2018 e 2019 pelo professor/pesquisador do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos do Campo Limpo, localizado na zona sul de São Paulo. Neste sentido, esta pesquisa coaduna com as metodologias de CoP, elaboradas por Wenger (1998) e buscou-se analisar sua pertinência enquanto ferramenta pedagógica para uma aprendizagem significativa subversiva (MOREIRA, 2006). As produções analisadas demonstram que atividades colaborativas e cooperativas em AVAs podem ser ferramentas promotoras de autonomia dos educandos frente às necessidades de letramento digital e uso consciente dos meios informacionais |
Abstract: | The research in question aims to evaluate the relevance of using the Virtual Learning Environment in Digital Literacy developed in the Young and Adult Education modality. It presents itself as thematic issues the diversity of audiences served by this modality (young and old), and their needs and perspectives for the significant learning of new technologies. Thus, one of the guiding questions of this research is: how can virtual learning environments be effective tools for the meaningful learning of new technologies in Youth and Adult Education? Therefore, we will seek to collect and classify the data obtained in the Virtual Learning Environment developed for EJA in the years 2018 and 2019 by the teacher / researcher and analyze its effectiveness as a pedagogical tool. In this sense, this research is in line with participatory research methodologies and aims to demonstrate the potential of using VLE in the Digital Literacy of young people and adults. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24305 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_46.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.