Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24296
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, Davi José | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T19:16:12Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19T19:16:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Davi José. A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24296 | - |
dc.description.abstract | This research aims to explore a rereading of the artist Israel Pedrosa’s major arcana Tarot images, through the student’s creation of a self-expressive image by constructing transmedia storytelling using Information and Communication Technologies (ICT). The art action plan for Middle and High School is based on the development of theoretical learning through transmedia storytelling and playfulness, where the Tarot and education institution converges, by a close investigation of major arcana images and their references to the Arts and Culture. The student’s learning process will take place by documenting the acquired knowledge using images and notes on the transmedia stories developed in the classroom than to be gathered as a portfolio. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Pedrosa, Israel, 1926-2016 | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Narrativas digitais | pt_BR |
dc.subject | Tarô | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Arts | pt_BR |
dc.subject | Digital storytelling | pt_BR |
dc.subject | Tarot | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.title | A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia | pt_BR |
dc.title.alternative | “The re-reading of "Brazil in Tarot Cards" (1991) by Israel Pedrosa through transmedia narratives | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa propõe explorar as releituras das imagens dos arcanos maiores do jogo de Tarô, inspiradas na série do artista Israel Pedrosa, através da produção expressiva de imagem autoral pelo estudante, sob a construção de narrativas transmídia com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O plano de ação de Arte para o Ensino Fundamental II e Médio se embasa no desenvolvimento teórico das aprendizagens com as narrativas transmídia e da ludicidade, na convergência do jogo do Tarô e da instituição escolar, através das investigações autônomas entre o jogo e as relações imagéticas dos arcanos maiores com a Arte e a Cultura. O processo contínuo de aprendizagem do aluno neste plano de ação se propõe documentar a trajetória do conhecimento conquistado através de imagens e anotações sobre as narrativas transmídia construídas e reunidas em portfólio. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Catto, Camilo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_13.pdf | 552,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.