Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Davi José-
dc.date.accessioned2021-02-19T19:16:12Z-
dc.date.available2021-02-19T19:16:12Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.identifier.citationROSA, Davi José. A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24296-
dc.description.abstractThis research aims to explore a rereading of the artist Israel Pedrosa’s major arcana Tarot images, through the student’s creation of a self-expressive image by constructing transmedia storytelling using Information and Communication Technologies (ICT). The art action plan for Middle and High School is based on the development of theoretical learning through transmedia storytelling and playfulness, where the Tarot and education institution converges, by a close investigation of major arcana images and their references to the Arts and Culture. The student’s learning process will take place by documenting the acquired knowledge using images and notes on the transmedia stories developed in the classroom than to be gathered as a portfolio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPedrosa, Israel, 1926-2016pt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectTarôpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectDigital storytellingpt_BR
dc.subjectTarotpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.titleA releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídiapt_BR
dc.title.alternative“The re-reading of "Brazil in Tarot Cards" (1991) by Israel Pedrosa through transmedia narrativespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa propõe explorar as releituras das imagens dos arcanos maiores do jogo de Tarô, inspiradas na série do artista Israel Pedrosa, através da produção expressiva de imagem autoral pelo estudante, sob a construção de narrativas transmídia com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O plano de ação de Arte para o Ensino Fundamental II e Médio se embasa no desenvolvimento teórico das aprendizagens com as narrativas transmídia e da ludicidade, na convergência do jogo do Tarô e da instituição escolar, através das investigações autônomas entre o jogo e as relações imagéticas dos arcanos maiores com a Arte e a Cultura. O processo contínuo de aprendizagem do aluno neste plano de ação se propõe documentar a trajetória do conhecimento conquistado através de imagens e anotações sobre as narrativas transmídia construídas e reunidas em portfólio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos-
dc.contributor.referee1Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos-
dc.contributor.referee2Mandaji, Carolina Fernandes da Silva-
dc.contributor.referee3Catto, Camilo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_13.pdf552,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.