Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24296
Título: A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia
Título(s) alternativo(s): “The re-reading of "Brazil in Tarot Cards" (1991) by Israel Pedrosa through transmedia narratives
Autor(es): Rosa, Davi José
Orientador(es): Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos
Palavras-chave: Pedrosa, Israel, 1926-2016
Artes
Narrativas digitais
Tarô
Jogos
Arts
Digital storytelling
Tarot
Games
Data do documento: 17-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROSA, Davi José. A releitura de “O Brasil em cartas de Tarô” (1991) de Israel Pedrosa por meio das narrativas transmídia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho de pesquisa propõe explorar as releituras das imagens dos arcanos maiores do jogo de Tarô, inspiradas na série do artista Israel Pedrosa, através da produção expressiva de imagem autoral pelo estudante, sob a construção de narrativas transmídia com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O plano de ação de Arte para o Ensino Fundamental II e Médio se embasa no desenvolvimento teórico das aprendizagens com as narrativas transmídia e da ludicidade, na convergência do jogo do Tarô e da instituição escolar, através das investigações autônomas entre o jogo e as relações imagéticas dos arcanos maiores com a Arte e a Cultura. O processo contínuo de aprendizagem do aluno neste plano de ação se propõe documentar a trajetória do conhecimento conquistado através de imagens e anotações sobre as narrativas transmídia construídas e reunidas em portfólio.
Abstract: This research aims to explore a rereading of the artist Israel Pedrosa’s major arcana Tarot images, through the student’s creation of a self-expressive image by constructing transmedia storytelling using Information and Communication Technologies (ICT). The art action plan for Middle and High School is based on the development of theoretical learning through transmedia storytelling and playfulness, where the Tarot and education institution converges, by a close investigation of major arcana images and their references to the Arts and Culture. The student’s learning process will take place by documenting the acquired knowledge using images and notes on the transmedia stories developed in the classroom than to be gathered as a portfolio.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24296
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_13.pdf552,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.